A comemorar o décimo aniversário, o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira irá promover um espetáculo no Teatro Municipal da Covilhã. O evento está agendado para o próximo dia 3 de novembro, pelas 21 horas. Estas comemorações contarão com a presença da Presidente da Federação dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet.
“Gostaríamos que todos os voluntários do BACB se juntassem a nós nesta comemoração, cujo objetivo é celebrar o trabalho que o BACB realizou e mostrar que “está pronto” para continuar a trabalhar para que todos tenham alimentos”, desafiam os responsáveis por esta estrutura de voluntariado social.
Recorde-se que em 2002, foi criado o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira, por iniciativa de Ricardo Pinheiro Alves. Ir buscar onde sobra para entregar onde falta: uma ideia de John Van Hengel, que em 1967 fundou o primeiro Food Bank, em Phoenix, no Arizona, deu início a um movimento que existe hoje em todos os continentes. Na Europa, os primeiros bancos alimentares foram criados em 1984, em França e na Bélgica.
Foi com base nos princípios da dádiva e da partilha, na gratuidade das contribuições, na luta contra o desperdício de produtos alimentares e na sua repartição pelas pessoas mais necessitadas, através de instituições de solidariedade, que se assistiu em março de 2002, à constituição do Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira. Ao longo dos últimos dez anos o BACB já recolheu e distribuiu cerca de duas mil toneladas de alimentos, ajudando inúmeras famílias verdadeiramente carenciadas. “Para essas pessoas, o BACB fez a diferença”, sublinham os responsáveis.
O BACB baseia-se exclusivamente no trabalho voluntário, e durantes estes dez anos mais de 700 voluntários ajudaram o BACB em trabalhos tão diferentes como serviços informáticos, limpeza de armazém, distribuição de alimentos, secretariado, recolha de alimentos, contatos com instituições, etc. Esta estrutura atua por intermédio de instituições que estão no terreno, na luta contra a pobreza. Atualmente o BACB apoia 42 instituições de solidariedade social de toda a Beira Interior, que apoiam cerca de 4800 pessoas (930 crianças).