No âmbito da comemoração dos 25 anos de Licenciatura de Optometria na Universidade da Beira Interior, foram realizadas entre os dias 11 e 13 de Outubro, consultas de optometria gratuitas para os alunos da instituição. O evento, organizado pelo Departamento de Física onde se insere o curso de Optometria – Ciências da Visão, contou com o patrocínio da empresa Novax.
A primeira atividade solidária realizada na universidade no corrente ano serviu para que os alunos de licenciatura e mestrado do curso de Optometria pudessem praticar a profissão que futuramente irão exercer. Esta iniciativa é “importante do ponto de vista da formação, dos incentivos e da motivação escolar dos alunos, sendo de facto uma mais valia não só para os que praticam, mas também para os que assistem”, explica Amélia Nunes, Diretora do curso de Optometria na UBI. Além disso, esta atividade permite melhorar a experiência dos alunos, “uma vez que como no fim da licenciatura não há acesso a estágios o objetivo é começar a fazer consultas que tragam prática ao curso”, explica Micaela Reis, Presidente do Núcleo de Optometria.
O curso de Optometria na Universidade da Beira Interior é um dos poucos que existem no país, o que traz vantagens para os alunos, pois “eles saem da faculdade e não ficam desempregados”, explica Amélia Nunes, acrescentando que “ao longo dos anos têm sido feitas melhorias no curso, e traçado objetivos que têm sido atingidos”. Para os futuros optometristas as melhorias não são muito visíveis, sendo que “o curso é mais teórico que prático”, como considera Cláudio Santos, aluno do segundo ano de mestrado em Optometria, que “esperava mais do curso, pois há muitas coisas que se podem fazer para evoluir, como melhorar as condições dos laboratórios e aumentar a experiência de alguns que nos ensinam e dos que aprendem”.
Para completar o ciclo de consultas, o evento contou com a ajuda da empresa Novax, que ofereceu cem pares de óculos às pessoas consultadas, permitindo “brindar os alunos mais carenciados com a oportunidade de terem uns óculos novos, visto que perante o panorama atual de crise não é muito favorável pagar consultas e comprar óculos”, sustentou Micaela Reis. A Novax, uma empresa de lentes oftálmicas que entrou no mercado português há seis meses, decidiu patrocinar esta iniciativa porque “os optometristas são muito importantes, e ao mesmo tempo aproveitamos para divulgar os produtos e a marca”, afirma Alexandre Nova, representante da marca em Portugal.
O curso de Optometria, que tem como objetivo de estudo a saúde ocular, existe na UBI há vinte e cinco anos, e tem tido “uma balanço muito positivo, uma vez que as vagas continuam a ser preenchidas, superando as expectativas”, conclui a Diretora do curso, Amélia Nunes. A participação dos alunos nesta primeira ronda de consultas solidárias realizadas na instituição permitiu a todas as pessoas consultadas terem uma noção de como se encontra a sua visão, podendo ainda obter a um par de óculos completos gratuitos.