No âmbito da Campanha Europeia de avaliação de problemas psicológicos e/ou sociais, o auditório do pavilhão da ANIL acolheu um workshop acerca das relações laborais e dos riscos que estas acarretam. O evento, em que participaram cerca de 50 pessoas, decorreu na passada quinta-feira, dia 11 de outubro.
Catarina Oliveira, professora da Universidade da Beira Interior, explicou que “os riscos psicossociais no trabalho consistem na interacção entre o trabalho e o ambiente laboral” sublinhando as várias mudanças que recentemente ocorreram no mundo do trabalho. Falou ainda na importância extrema que a atividade profissional tem, salientando que “o trabalho continua a padronizar e estruturar a sociedade”, referiu.
Samuel Monteiro, também docente da UBI, referiu-se à actividade laboral com mais abrangência, considerando que ”o stress pode afectar a saúde e a segurança das pessoas mas também o clima das organizações e ter um impacto significatico nas economias nacionais”.
Segundo Luís Garra, representante da União de Sindicatos de Castelo Branco, existem novas exigências superiores à vontade de cada um: “Não é o ser humano que deve estar ao serviço da economia, mas sim a economia ao dispôr do ser humano”. Procurava assim salientar os reduzidos rendimentos da classe baixa portuguesa alertando para a falta de motivação e níveis preocupantes de stress identificados nos trabalhadores portugueses.
“Estamos, efectivamente, num tempo de mudança. A nossa opção é entrar ou rejeitar esta mudança” disse Miguel Bernardo, representante da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor. Bernardo defende que deve haver um esforço, quer das entidades patronais quer da classe trabalhadora, para que os níveis de produção e a competicidade empresarial se mantenham. “Para tal suceder, tem de haver uma adaptação de ambas as partes” garantiu Conceição Carvalho, membro da Associação Empresarial da Região de Castelo Branco.
O evento , organizado pela UBI, a AECBP, a ACICF, o NERCAB, a ANIL e a USCB, terminou após um conjunto de questões levadas a cabo pelo público presente.