O Centro Hospitalar Cova da Beira celebra 12 anos de existência. Um conjunto de iniciativas abertas à população decorre até 22 de outubro. Esta semana comemorativa engloba ações culturais e desportivas, sessões públicas de homenagem e atribuições de prémios a colaboradores.
A comemoração deste ano compreende também um ciclo de conversas temáticas e informais entre personalidades da vida pública regional e nacional, com o propósito de discussão de questões relevantes no domínio da saúde e da influência do Centro Hospitalar Cova da Beira na vida da região.
Com estas ações, os responsáveis por esta unidade hospitalar, pretendem refletir sobre a importância do Centro Hospitalar Cova da Beira na vida dos cidadãos de quem está mais próximo, abordar a conjuntura regional e nacional e apontar caminhos para o desenvolvimento.
No passado dia 15 de outubro foi apresentado o Código de Ética do CHCB. Dia 16 de outubro, fez-se uma reflexão sobre “A Cova da Beira, 12 anos após a criação do CHCB”. Para hoje, dia 17 de outubro, abordar-se-á o tema “Cuidados Paliativos, Mito ou Realidade”. Amanhã dá-se a sessão de lançamento do Centro de Ensaios Clínicos do Centro Hospitalar Cova da Beira e no dia 19 o tema do debate aberto a toda a população passa pela “Saúde e Ciência na Sociedade do Conhecimento”. No 21 de outubro realizam-se dois passeios de cicloturismo integrados no 1º BTT CHCB Unidos Por Uma Causa e que envolverá os três concelhos da área de abrangência do CHCB: Belmonte, Covilhã e Fundão. A conferência de encerramento terá lugar a 22 de outubro, com a mesa redonda sobre “O Futuro da Saúde na Beira Interior” e contará com a presença de representante do Ministério da Saúde e do presidente da ARS Centro, José Manuel Tereso.
Um conjunto de atividades que “deseja unir a instituição e seus parceiros, a comunidade e a opinião pública em geral em torno de aspectos fulcrais para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, tendo em conta os valores que norteiam a instituição”, sublinham os membros daquela unidade hospitalar.