Um dos mais importantes eventos de moda que trabalham na divulgação de novos talentos contou este ano com um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior. A academia marcou presença no vigésimo aniversário do Modtíssimo, através dos seus cursos de Design de Moda e Branding e Design de Moda.
O único salão português de empresas do sector têxtil e vestuário foi um dos locais onde se mostrou o trabalho de Solange Fernandes, finalista do mestrado em Design de Moda, que decidiu viajar do Brasil para realizar os seus estudos na academia beirã e Paulo Martins finalista do mestrado em Branding e Design de Moda (UBI/IADE). Os dois apresentaram várias propostas de sua autoria no decorrer do Fórum Jovens Criadores. Estes alunos desenvolveram os seus trabalhos tendo por base os tecidos de fabricantes nacionais da Arco Têxteis e Lurdes Sampaio. Sinais de reconhecimento, segundo os responsáveis pelas formações, na qualidade do trabalho e do ensino da UBI. Esta presença num dos mais restritos e importantes eventos do género foi também consequência da posição conseguida por estes dois alunos, entre os dez melhores estudantes no último concurso Portugal Fashion News da 19ª Edição do certame.
Um concurso que este ano teve a presença das alunas Vera Vieira e Priscila Franco respetivamente do mestrado em Branding e Design de Moda e mestrado em Design de Moda. Ambas apresentaram um conjunto de trabalhos que desenvolveram ao longo do ano nos laboratórios da UBI. As propostas foram apresentados durante o evento comemorativo dos vinte anos do Modtíssimo e com a presença de cerca de 800 pessoas associadas ao sector têxtil e vestuário.
Para os responsáveis por estas formações, a presença num dos mais prestigiados eventos da moda portuguesa serve de marca distintiva ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na academia beirã. As novas formações têm vindo a substituir os antigos saberes ligados à Engenharia Têxtil, “acabam por dar origem a recursos humanos qualificados reconhecidos por empresários, criados e demais parceiros”, apontam.
Neste período de grande atividade na apresentação de novas coleções e realização de vários concursos e festivais, destaque também para a presença de estudantes da instituição no “Green Festival”, que decorreu no Centro de Congressos do Estoril. A convite da organização os alunos apresentaram trabalhos realizados nos laboratórios da UBI e associados ao conceito da sustentabilidade, para deste modo sensibilizar e informar o consumidor para a temática. João Barata, Catarina Lopes, Sílvia, Tânia Fareleiros, Cátia Saraiva, Edilaine Garcia, Carol Loss, Paulo Martins, Liliana Pina, Tânia Graça, entre outros alunos finalistas do mestrado de moda, apresentaram criações usando materiais reciclados, fibras naturais, reutilização de materiais, e conceitos alertando para os problemas da sociedade.