A entrega de diplomas aos melhores alunos do concelho é o evento que marca o início das cerimónias de comemoração do 142º aniversário da elevação da Covilhã a cidade. Este evento decorre no próximo sábado, 13, pelas 17 horas, no teatro municipal.
Eventos que continuam a 18, com a inauguração da exposição “Covilhã no futuro”, uma mostra que irá ser aberta ao público a partir das 17.30 horas, nos paços do concelho. No dia seguinte, 19 de outubro, decorre uma visita às obras do Funicular de São João, Elevador da Goldra, Data Center da PT e estrada de da Aldeia de São Francisco de Assis.
Já no dia da cidade, 20 de outubro, os eventos começam com a “I Caminhada pelas Encosta da Serra”, organizada pelos Leões da Floresta, seguindo-se o Torneio Quadrangular em Futsal, promovido pela Casa do Benfica da Covilhã e que terá lugar no Pavilhão Nº1 da UBI. Já no que diz respeito às cerimónias oficiais, estas começam com o Içar da Bandeira, pelas 9.45, seguindo-se, pelas 10 horas, a Sessão Comemorativa do Aniversário da Cidade na assembleia municipal. Pelas 11.30 horas decorre na Igreja de Nossa Senhora da Conceição uma missa cantada. O Museu de Arte Sacra é palco da apresentação do livro “Património eclesiástico da Covilhã”, pelas 12.30 horas.
A cerimónia comemorativa de homenagem a diversas personalidades tem início às 15.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Um evento que vai distinguir sete personalidades e três instituições públicas, “ligadas à vida económica, social e cultural do município, com repercussão no prestígio e afirmação do concelho da Covilhã”, diz o comunicado da autarquia. No leque dos distinguidos estão: padre Fernando Brito, arcipreste, que receberá a medalha de mérito municipal, como reconhecimento pelos serviços prestados no exercício da sua atividade eclesiástica; Manuel Antunes Ferreira, advogado, João Casteleiro, médico, Artur Aleixo, empresário, João Braz, empresário, Isabel Fael, professora, Vítor Rebordão, empresário, todos medalha de mérito municipal, como reconhecimento pelos serviços prestados no exercício das suas atividades profissionais e cívicas. No que diz respeito a instituições concelhias, a medalha de mérito municipal vai para o Conservatório Regional de Música da Covilhã, para a Fundação Anita Pina Calado e para o Grupo Educação e Recreio Campos Melo.
No dia 20 decorre ainda o XVII Encontro Nacional de Folclore, no Grupo Recreativo Vitória de Santo António. Iniciativa que terá o seu começo às 17 horas. Já no sábado, dia 27 de outubro, o Encontro de Tunas “A Alma e a Beira”, encerra o programa de comemorações. Este evento tem começo agendado para as 21.30 horas e irá decorrer no Teatro Municipal da Covilhã.