O espetáculo “Entretecer” parte da ideia de que uma manta comunitária é o mesmo que um lugar, uma paisagem, uma geografia, um mapa. No mesmo espaço e tempo “coabitam as artes plásticas, a dança e o teatro, criando relações entre o real e o virtual, pensamentos construídos e sentimentos subjetivos, cores e movimentos, texturas e gestos, velocidades e registos gráficos”, dizem os mentores da nova peça.
Este novo trabalho pretende, entre outras coisas, responder a várias interrogações. Daí que “Entretecer” seja apresentado como um projeto de investigação e criação, que utiliza a construção de uma manta de retalhos como conceito unificador e base metodológica. Desenvolveu-se no cruzamento entre a dança, o teatro e as artes plásticas, com uma participação ativa de várias comunidades, junto das quais os criadores desenvolveram pesquisa através de oficinas de experimentação artística.
Numa primeira fase foram envolvidos grupos de seniores de São Torcato, Guimarães, de Lentiscais e de Taberna Seca, Castelo Branco, numa pesquisa em torno da construção da memória e do território e das relações entre identidade individual e coletiva. Num segundo momento, esta pesquisa alargou-se a um grupo de crianças de São Torcato, já que nas outras duas aldeias já não há crianças. As diferenças entre os dois lugares ultrapassam variantes geográficas e culturais, assumindo a paisagem de experiências destas pessoas todo o protagonismo nas suas singularidades e misteriosas teias de sentido.
O espetáculo multidisciplinar agora apresentado tem a concepção e direção de Maria Belo Costa que, com Sílvia Ferreira, está também na interpretação. A concepção plástica é de Lara Soares e o vídeo e design gráfico é de Hélder Milhano. Já o desenho de luz pertence a Pedro Fonseca e a produção executiva é de Celina Gonçalves. O espetáculo tem estreia agendada para dia 19, no Cine-Teatro Avenida, em castelo Branco, pelas 21.30 horas. Estará na Covilhã entre os dias 23 e 27 de outubro e 30 de outubro e a de Novembro, no Teatro das Beiras, também pelas 21.30 horas.