Depois de apurados os resultados da primeira fase do concurso de acesso às universidades e realizadas as inscrições dos novos alunos colocados através desta ação, a UBI disponibilizou para o segundo concurso um total de 408 vagas.
Os resultados desta fase foram conhecidos na passada semana, e a academia beirã viu serem ocupados 320 lugares, o que representa quase 80 por cento do total disponibilizado. Com estes números, a academia continua a ser uma das instituições que mais alunos consegue ter todos os anos, na faixa interior do País.
Nesta fase vários cursos conseguiram completar todas as suas vagas disponíveis, é o caso de Engenharia Aeronáutica, que tinha disponibilizado oito vagas. A nota do último aluno a ser colocado foi de 14,46 valores. Bioquímica preencheu também as suas sete vagas, com o último aluno a ser colocado com uma nota de 13,61, tal como Biotecnologia, que completou as 11 vagas, com o último aluno a ser colocado com 13,56. Já Ciência Política e Relações Internacionais completou também as suas oito vagas e o último aluno ingressou com 13,01. Ciências da Comunicação ocupou as suas 16 vagas com o último aluno a entrar com 13,78, também Cinema conseguiu mais dez alunos, com o último a entrar com uma nota de 13,3. No caso do Design, destaque para o Design de Moda que tem agora 17 novos estudantes, com o último a ingressar com uma nota de 12,23, seguindo-se o Design Multimédia, com nove alunos e o último a ingressar com 13,77 valores. O curso de Economia teve também todas as suas 15 vagas ocupadas, com o último colocado a ter uma nota de 12,53, tal como Engenharia Informática que ocupou as suas 28 vagas, com o último aluno a ingressar com 12,02. Gestão ocupou todas as suas 16 vagas com o último aluno colocado a ter uma nota de 13,29, tal como Marketing que preencheu oito vagas, com uma nota final de 12,02. Psicologia completou as suas dez vagas, com uma nota mínima de 14,33 e Sociologia conseguiu preencher as 17 vagas com uma nota de 12,35. Segue-se Arquitetura que tem 24 novos alunos e a nota do último colocado foi de 13,97, Ciências Biomédicas também completou as dez vagas com a nota mínima de acesso a ficar nos 16,41 e Ciências Farmacêuticas as suas 18 vagas, com o último aluno a ingressar com 16,21. Ciências do Desporto completou as onze vagas disponíveis, com a nota de acesso a ficar nos 12,75 e por fim Medicina a ter mais um novo aluno que ingressou com 18,57 valores.
Quanto aos cursos que não viram preenchidas a totalidade das suas vagas destaque para Filosofia, que tem quatro novos alunos com o último colocado a ter uma nota de 11,39 valores, ficando para a terceira fase do concurso 17 vagas disponíveis. Segue-se Química Medicinal que tem também quatro novos alunos, com uma nota de acesso de 12,01 valores e 16 vagas para a terceira fase. Design Industrial tem uma vaga, depois de ter 12 novos alunos nesta segunda fase, com a nota de acesso a ficar nos 11,17 valores. No caso da Engenharia Eletromecânica ficaram 11 vagas por preencher, com a nota do último dos doze alunos a ser de 11,2 valores. Já a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem 13 vagas depois de um aluno ter sido colocado na segunda fase com uma nota de 11,57 valores. Optometria – Ciências da Visão apresenta dois lugares depois de 15 vagas preenchidas com o último colocado a ter uma nota de 11,06. Tecnologias e Sistemas de Informação apresenta 28 vagas, depois de ter três novos alunos na segunda fase, com a nota do último colocado a ser de 10,99. Bioengenharia dispõe ainda de oito vagas, depois de ter conseguido dez novos alunos com a nota do último a ser de 11,44 e Estudos Portugueses e Espanhóis a apresentarem cinco vagas, depois de terem conseguido 15 novos alunos com a nota do último colocado a ser de 10 valores. No caso da Engenharia Civil, voltou a não ter nenhum candidato dispondo assim de 65 vagas para a terceira fase. Os interessados em candidatar-se à Universidade da Beira Interior podem apresentar até final da semana a sua candidatura nas instalações da academia.