A AAUBI está a dinamizar uma lista para o Conselho Geral. Ao Urbi, Pedro Bernardo, adiantou ainda a possibilidade de ser o próprio a encabeçar este movimento.
No próximo dia 6 de novembro são eleitos os 15 representantes dos docentes, cinco representantes dos alunos e um representante dos funcionários que irão compor o próximo conselho, escolhendo posteriormente seis membros da sociedade civil que serão cooptados para integrarem também este organismo. Nesse sentido, o atual presidente da AAUBI sublinha a importância “de estar presente um grupo representativo, forte e coeso” por parte dos estudantes. Para o responsável pela “Casa Azul” não se pode desperdiçar “uma oportunidade como esta de juntar ainda mais os alunos em torno de um mesmo projeto”. Ciente de que se trata de “uma das mais importantes ações para a dinâmica da instituição”, Bernardo garante que vai tentar reunir todas as possíveis ideias e avançar com um movimento único.
O atual presidente da academia lembra que “foi necessário um projeto muito trabalhado e difícil de construir, aquele que restaurou o consenso académico”. Para além deste objetivo Pedro Bernardo diz também que a lista que está a ser dinamizada com o apoio da atual equipa da AAUBI visa “renovar os representantes dos alunos, uma vez que os lugares destes têm vindo a ser ocupados pelos mesmos há muito”. Nesse sentido “é necessária gente nova, dinâmica, e que dê resposta às verdadeiras necessidades e expetativas dos alunos da nossa academia”. Para chegar a estes objetivos, o aluno de Engenharia Civil mostra-se aberto a promover o diálogo entre os possíveis candidatos por parte dos estudantes.
Já no que diz respeito à associação académica, o atual presidente não descarta também a possibilidade de uma recandidatura ao cargo. No próximo mês de dezembro a academia vai a votos e Pedro Bernardo não põe de parte uma continuidade. Contudo, o atual presidente da associação diz que “é importante finalizar todas as atividades em mãos”, nomeadamente o acolhimento dos novos alunos, o começo de mais um ano letivo e a “Recepção ao Caloiro”. Depois disso “há que analisar o feedback dados pelos estudantes ao trabalho feito por esta direção na AAUBI e sondar também os membros que fazem parte desta equipa”. Só depois disso o atual presidente tomará uma decisão definitiva. Ainda assim, Bernardo avançou ao Urbi que não descarta essa possibilidade.