A criação e dinamização do Gabinete de Intervenção Local (GIL), no Bairro das Nogueiras, na freguesia do Teixoso, está na origem da atribuição deste prémio, tendo sido considerado pelo júri como um exemplo de boas práticas a nível nacional.
A Beira Serra foi assim a vencedora, ex-aequo, da primeira edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria de Boas Práticas, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social. O GIL foi inaugurado e entrou em funcionamento em fevereiro de 2011 com o objetivo de “dotar o bairro de habitação social das Nogueiras – Teixoso de um espaço comunitário destinado à capacitação do potencial humano de uma população particularmente fragilizada e estigmatizada, promovendo a integração social, a igualdade de oportunidades, a cidadania, o empreendedorismo social e a capacitação pessoal e coletiva”, apontam os membros da direção da Beira Serra.
Com um horário de quatro horas durante três dias por semana, o GIL ofereceu serviços a um total de 810 pessoas. Destas 577 de forma direta e 233 de forma pontual, nomeadamente nos domínios do acompanhamento e informação, mediação, tecnologias de informação e comunicação, bolsa de emprego e iniciativas. Números que levam ainda os responsáveis a acrescentar que através deste gabinete “se encaminhou para o emprego 105 pessoas e para estágios profissionais 19 jovens, conferiu formação certificada a 110 pessoas na área das novas tecnologias e 16 pessoas na área da economia doméstica, envolveu 66 pessoas em atividades ligadas ao empreendedorismo social, reinserindo 19 jovens, que tinham abandonado a escola, num percurso escolar ou formativo, promovendo o voluntariado de quatro mulheres e dois homens em atividades de apoio escolar a um grupo de 34 crianças e jovens”.
A atribuição do prémio distingue o GIL como uma boa prática de aplicação dos princípios e ética de atuação. “Mapeando o território português encontramos milhares de associações cujo trabalho faz a diferença. A Beira Serra é uma dessas associações que no interior de um Portugal assimétrico e desigual, Cova da Beira, desde há 18 anos, tem vindo a desenvolver projetos de intervenção social e comunitária fundados no quadro dos valores e princípios da economia social”, acrescentam. “Esta distinção honra todos os que vivem no Bairro das Nogueiras, todos os que ali têm trabalhado e todos os parceiros que de forma ativa e socialmente comprometida se associaram para criar e dinamizar este espaço multisserviços”, dizem ainda em comunicado.