A cidade do Lobito, na província de Benguela, foi palco do primeiro Congresso Internacional de África sobre Gestão Sustentável de Resíduos. Um evento que contou com a organização da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Neste evento estiveram presentes alguns dos mais conhecidos especialistas na área, entre os quais, António Albuquerque. O docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura tem vindo a desenvolver diversas investigações e metodologias que se aplicam a áreas como o tratamento de águas residuais, drenagem de águas, impacto, saneamento e ordenamento ambiental, entre outros. Trabalhos que contam com o apoio de diversos docentes e alunos de pós-graduação e que “acabam por dar reconhecimento à equipa e à instituição, numa vertente em crescimento”, sublinha.
O Laboratório de Saneamento Ambiental, onde têm lugar todas estas atividades, acaba por dar apoio a uma equipa diversificada cujos trabalhos têm projeção em eventos como os que decorreram em Angola. António Albuquerque, para além do contexto académico relacionado com a UBI, aponta também os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os investigadores que fazem parte desta organização têm vindo a prestar diversos apoios na implementação de estruturas no terreno. Exemplo disso mesmo foi o convite lançado pela ministra do ambiente de Angola para que especialistas portugueses prestassem apoio ao plano de gestão de resíduos que vai ser aplicado, nos próximos 15 anos, naquele país africano. “Trata-se de uma grande oportunidade de partilhar experiências e estabelecer pontes de mútuo interesse técnico, científico e profissional em África, onde emergem economias como a de Angola, entre outras, que estão a investir em infraestruturas de saneamento básico, com relevo para soluções dos resíduos sólidos”, aponta o académico. No rescaldo deste congresso, na província de Benguela, Albuquerque sublinha também a presença de muitos engenheiros portugueses, entre os quais, antigos alunos da Universidade da Beira Interior. Profissionais que prestam agora apoio na construção das infraestruturas angolanas.
Os trabalhos que estão em desenvolvimento no Laboratório de Saneamento Ambiental vão também ganhar relevância no próximo congresso da área. Évora acolhe a 15ª edição do Encontro Nacional de Engenharia Sanitária. Um congresso que já teve lugar na Covilhã e que serve para fazer um balanço dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos nesta matéria. O docente da UBI aponta como tema principal para a reunião deste ano, o facto do evento se focar na engenharia sanitária. A isto se junta um workshop sobre reutilização de águas residuais.