Já são conhecidos os vencedores dos Prémios de Mérito Pedagógico 2012. Prémios que visam distinguir o docente ou grupo de docentes da UBI com uma intervenção pedagógica particularmente relevante e inovadora nas áreas de Ciências, Engenharia, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras e Ciências da Saúde.
Estes prémios “foram instituídos no seguimento da política de reconhecimento do mérito promovida pela reitoria, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, que os financia”, adiantam os responsáveis da academia. São considerados para a sua atribuição os trabalhos desenvolvidos nos três últimos anos. A implementação deste tipo de concursos “só se torna possível pelo estabelecimento de parcerias estratégicas com entidades privadas, o que mostra o crescente envolvimento da academia com o meio empresarial e o reconhecimento que este tem vindo a prestar à Universidade”, continuam.
Rogério Pedro Fernandes Serôdio foi o docente da Faculdade de Ciências, agraciado com esta distinção. Responsável pela unidade curricular de Matemática Computacional lecionada nos cursos de primeiro ciclo de Engenharia Eletromecânica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. A utilização da metodologia de aprendizagem pelos pares (peer instruction) permitiu um maior envolvimento dos estudantes na aprendizagem e maior interação com o professor, traduzida em melhores resultados.
Fernando Manuel Bigares Charrua Santos, Francisco Miguel Ribeiro Proença Brojo, José Carlos Páscoa Marques e Paulo Manuel Oliveira Fael, são os vencedores na Faculdade de Engenharia. Formam a equipa responsável pelo “Projeto Eco-Maratona”, transversal e integrado em diversas unidades curriculares da área da Engenharia, que utiliza a metodologia denominada Projetos Cíclicos de Longa Duração (PCLD).
Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o prémio vai para Pedro Guedes de Carvalho, Daniel Almeida Marinho, Mário António Cardoso Marques e Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da Costa, pela reorganização das atividades de ensino-aprendizagem no segundo ciclo de Ciências de Desporto, capaz de atrair alunos e docentes externos, permitindo simultaneamente aos estudantes participar e vivenciar estratégias de investigação de maior qualidade.
Já na Faculdade de Artes e Letras, o vencedor foi Urbano Mestre Sidoncha, pela intervenção pedagógica na unidade curricular de Estética, lecionada em diferentes cursos de primeiro e segundo ciclos de estudos, traduzida pela adoção de novas formas de contacto com os estudantes que promovam a sua participação empenhada e a sua responsabilização individual pela aprendizagem.
Por fim, na Faculdade de Ciências da Saúde, foi distinguido José Eduardo Brites Cavaco, responsável pela unidade curricular: “Projeto em Ciências Biomédicas e onde procurou uma intervenção pedagógica com o objetivo de desenvolver nos estudantes capacidade de transmitir conhecimentos científicos através da interação com diferentes públicos-alvo, promovendo uma aprendizagem multidisciplinar, trabalho de equipa, espírito de grupo e aumentando a motivação".