A sala de espetáculos do Unidos do Tortosendo acolheu a peça “Sexo, Crise e Facebook. Uma comédia que mistura estéticas teatrais, sendo uma simbiose entre a crítica social e o humor contemporâneo.
Uma criação artística de Nuno Miguel Henriques, que conta também com Florbela Queiroz. Este espetáculo abriu um conjunto de iniciativas que decorrem na “vila operária” ao longo de todo o mês.
No próximo dia 15, está agendada uma atividade da Associação de Caça e Pesca. Este organismo promove uma jornada de caça com largada de perdizes e faisões que terminará com um jantar convívio entre os participantes. Já no dia 16, é a vez do CPT Pinhos Mansos promover mais uma “Caminhada de São Miguel”. Esta atividade terá início nos Pinhos Mansos e terminará no Parque de São Miguel com uma sardinhada. A participação na caminhada/almoço terá um custo de cinco euros por participante e as inscrições podem ser feitas na Junta de Freguesia de Tortosendo.
As “Sopas do Tortosendo” têm lugar a 22 de setembro, pelas 15 horas, no Parque de São Miguel. Na edição deste ano, a junta de freguesia destaca a Canja de Perdiz, a Sopa de Feijão e a Sopa de Grão. Este evento, organizado pela Junta de Freguesia de Tortosendo, apresenta diversos objectivos. Para além de ser uma iniciativa que reúne as colectividades, instituições públicas da vila, cidadãos que gostam da gastronomia e que querem mostrar as suas aptidões culinárias, estabelecimentos hoteleiros, pretende também ser um espaço de divulgação da tradição secular da sopa.
Uma das grandes alterações também pensadas para as Sopas de 2012 passa pela introdução de uma nova vertente no certame: associada à iniciativa gastronómica vai estar uma mostra de artesanato, produtores locais vão ter uma oportunidade de mostrar e comercializar os seus trabalhos no recinto do festival gastronómico. O festival Sopas do Tortosendo Leader 2012 vai contar com 28 qualidades de sopas e 26 expositores de artesanato. Por fim, nos dias 28 e 29, o Tortosendo recebe mais uma edição da Feira de São Miguel.