A quinta edição do festival vai decorrer entre os dias 20 e 23 de setembro, na Covilhã. Este evento volta a ter um conjunto de atividades musicais, mas também gastronómicas, com o intuito de divulgar este produto agrícola da região.
“O Festival da Cherovia assume cada vez mais um papel importante na promoção, divulgação e educação da nossa região para um produto regional, a cherovia. Após quatro edições, o festival tem vindo ao longo destes anos a ganhar prestígio e novas dinâmicas gastronómicas”, dizem os promotores. Ainda segundo os membros da Banda da Covilhã, o cultivo da cherovia aumentou de seis toneladas por ano para perto das 20. “A promoção regional e nacional contribuíram para o aumento do consumo desta raiz com características únicas, e de extrema importância na dieta. Em franco declínio, a cherovia voltou a ter destaque na mesa dos covilhanenses e na região”, continuam.
A quinta edição do Festival da Cherovia, terá lugar de 20 a 23 de setembro no Jardim Público da Covilhã. O festival além da divulgação gastronómica, este ano terá também em destaque as tradições e o folclore da região. “A Covilhã e o seu concelho são de facto uma região privilegiada, e como tal queremos que o festival seja uma montra do melhor que temos em termos gastronómicos e culturais”, dizem os membros da organização.
No que respeita às atividades da banda, estão já abertas as inscrições para a escola de música. A funcionar há quatro anos, esta estrutura atingiu o número recorde de matrículas no ano passado, com 135 alunos. Conta com formação musical e instrumental, flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufónio, tuba e percussão. Para o ano lectivo 2012-2013, a novidade é a abertura de novas classes de guitarra e piano. Ao mesmo tempo irá começar também uma nova classe, coro da Banda da Covilhã, onde os pais dos alunos podem também participar.