O anúncio foi feito por Pedro Bernardo, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Segundo este responsável, foi possível chegar a um acordo com a reitoria para que as aulas fossem suspensas durante a semana das festividades que assinalam a chegada dos novos alunos.
No entender do presidente da “Casa Azul”, esta é uma importante decisão, até porque se evita um “cocktail explosivo” que resulta no facto de “misturar aulas com álcool e diversão”, sublinhou Bernardo à Rádio Cova da Beira. O aluno de Engenharia Civil adiantou ainda que “é perfeitamente normal, nestes dias, os jovens dedicarem-se mais aos eventos culturais e de lazer”, motivo pelo qual as aulas acabam por ficar para segundo plano. Com a suspensão do período letivo, durante a semana da Receção ao Caloiro, a situação parece estar solucionada. Para Pedro Bernardo, este é também “um sinal de responsabilidade a transmitir aos alunos”. Isto porque, depois da semana da receção “os alunos passam a estar numa nova fase da vida académica”.
A “folga” agora conseguida vai servir também para dar outro contexto ao cartaz de eventos. A AAUBI está a preparar um conjunto de iniciativas que, em muitos casos, têm lugar ao longo do dia, “não se concentrando tudo apenas na noite”. A título de exemplo, para além do tradicional desfile da Latada, que irá decorrer a 17 de outubro, está também prevista a realização de uma feira de produtos tradicionais, a 20 do mesmo mês, data que coincide com o dia da cidade da Covilhã. Outra das novidades, no entender da AAUBI, é o alargamento das festividades a toda a comunidade regional. Prova disso, a passagem da Serenata, que este ano vai decorrer dia 13 de outubro, um sábado, para que mais pessoas, não só ligadas à academia, possam marcar presença neste evento.