Bertha Santos, docente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, é também a responsável pelo mestrado em Sistemas de Informação Geográfica. A docente presidiu à primeira prova de mestrado nesta área da autoria de Muhammad Umar Mahmud, supervisionada por Rui Fernandes.
Esta prova acabou por marcar o final de um trabalho conjunto entre a academia beirã e uma universidade nigeriana. Os responsáveis apontam para a importância do momento, num período em que a internacionalização da UBI está cada vez mais em voga. Para a responsável pela formação de segundo ciclo, o futuro passa também pelo acolhimento de alunos estrangeiros. Algo que Bertha Santos diz ser conseguido “pelo reconhecimento do trabalho que é desenvolvido pelo corpo docente da academia”.
A vinda de Umar Mahmud para a Covilhã, aconteceu depois deste ter acompanhado as investigações de Rui Fernandes. O docente tem um conjunto significativo de trabalhos nesta área e revela que a academia demonstrou também um forte empenho em acolher o aluno.
Os responsáveis desta formação garantem que no futuro estão já previstos mais alunos estrangeiros neste mestrado. Bertha Santos lembra que “é cada vez mais importante a internacionalização dos cursos. Este foi o primeiro aluno estrangeiro a fazer este trabalho na nossa faculdade. Veio da Nigéria através do contacto com um professor e aqui se vê o quão importante são as relações dos docentes com as instituições estrangeiras. Foi um projeto de proximidade e de potencialização das nossas capacidades. E reconhecem o valor dos docentes e da formação que aqui é ministrada. Temos já mais contactos de outros países para a vinda de mais alunos estrangeiros e esperemos que isso se faça a breve trecho”, garante.