Trata-se de uma importante marca de qualidade europeia para o mestrado em Engenharia Civil que proporciona aos diplomados deste curso o reconhecimento profissional legitimado com a garantia de qualidade na sua formação.
Esta marca de qualidade é atribuída segundo critérios definidos pela ENAEE e consagra um referencial europeu para qualidade da formação em Engenharia, destinando-se também a promover a mobilidade no mercado de trabalho europeu, ou seja, um curso ao qual tenha sido atribuído o selo de qualidade será automaticamente reconhecido em todos os países europeus.
A candidatura foi apresentada em julho de 2011, com apoio da Faculdade de Engenharia. O processo de avaliação implicou a análise detalhada do dossier apresentado por uma equipa de avaliação independente, composta por três especialistas designados pela OE e ainda uma visita de avaliação de dois dias às instalações e laboratórios, entrevistas e reuniões com docentes e atuais alunos, entidades empregadoras, instituições externas e antigos alunos, que ocorreram em dezembro de 2011.
A Ordem dos Engenheiros entende que, para Portugal, o potencial deste sistema e desta marca de qualidade é claro e promissor, nomeadamente, como estímulo e referência para o desenvolvimento de quadros de qualificações em engenharia, e de sistemas de garantia de qualidade internos nas instituições. Sistemas que representam, tal como é reconhecido por todos os parceiros, a base de um sistema global de qualidade consolidado. Depois, pelo valor acrescentado que deverá trazer ao desenvolvimento de parcerias transnacionais. Finalmente, e de igual ou maior relevância ainda, no valor para os diplomados que podem e devem exibir essa mesma marca no seu curriculum, isto é, no assegurar do reconhecimento da capacidade competitiva dos jovens engenheiros portugueses no quadro do mercado de trabalho europeu.