Depois da luz verde por parte da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), a academia divulga agora o número de vagas para o ano letivo de 2012/2013. No conjunto de divulgou recentemente as vagas de acesso ao ensino superior (1º ciclo e mestrado integrado) para o próximo ano letivo. Nos 20 cursos ministrados no âmbito do primeiro ciclo e mestrados integrados, a academia beirã apresenta um total de 1295 lugares.
Segundo os responsáveis académicos, são números positivo que estão em conformidade com o desejado. As propostas para as 24 licenciaturas e cinco mestrados integrados foram apresentadas à DGES e acabaram por merecer a aprovação desta entidade.
Desta feita, a Faculdade de Artes e Letras apresenta o curso de Ciências da Comunicação com um total de 50 vagas, Cinema, com 40, Design de Moda, também com 40, seguindo-se Design Industrial com 30 e Design Multimédia com 40 vagas, para além de Estudos Português e Espanhóis com 35 e Filosofia com 20 vagas, que funcionará em regime pós-laboral.
Segue-se a Faculdade de Ciências, com Bioquímica a apresentar 35 vagas, Biotecnologia, 30, Química Medicinal, 30. Já a Faculdade de Ciências da Saúde disponibiliza 50 vagas para o curso de Ciências Biomédicas, 45 para Optometria – Ciências da Visão, 50 para o mestrado integrado de Ciências Farmacêuticas e 140 vagas para o mestrado integrado de medicina, formação que conta com o maior número de vagas na instituição.
No caso da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o curso de Ciência Política e Relações Internacionais abre 35 vagas, já o curso de Ciências do Desporto tem 60 vagas, Economia, 50 e Gestão, 60 vagas. Ainda nesta faculdade funcionam também os cursos de Marketing, com 35 vagas, Psicologia com 40 e Sociologia também com 40 vagas.
Por fim, a Faculdade de Engenharia, que tem 65 vagas para o mestrado integrado de Arquitetura, 30 vagas para Bioengenharia, 40 para o mestrado integrado de Engenharia Aeronáutica e 60 para o mestrado integrado de Engenharia Civil. Já no caso de Engenharia Eletromecânica existem 40 vagas, 20 vagas para Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, 55 para Engenharia Informática e 30 para Tecnologia e Sistemas de Informação.