“Liderámos do início ao fim e, embora esta fosse uma prova extracampeonato em que participámos de forma descontraída, quisemos fazer o melhor possível”, afirma João Fonseca, ao salientar que “os tempos foram melhorando a cada nova subida”. Segundo o piloto, o carro foi alvo de pequenas alterações para este evento, por forma a adaptar-se às características da pista. “Essas alterações foram bem- sucedidas, uma vez que o SilverCar teve um comportamento muito bom”, sublinha.
Mas mais do que a vitória, o que marcou realmente João Fonseca nesta primeira edição da Super Especial Rampa da Covilhã foi o apoio que encontrou entre o público da sua terra. Após a última subida, o piloto desceu em agradecimento, empunhando a bandeira da Covilhã. “As pessoas foram para o meio da estrada, obrigando-me mesmo a parar o carro. Queriam cumprimentar-me, abraçar-me e incentivar-me, o que me deixou muito sensibilizado”, relata. A ovação foi de tal ordem que “parecia que tínhamos ganho o campeonato”, ilustra o atual vice-campeão em título do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM). João Fonseca aproveita para agradecer todo o carinho demonstrado.
O piloto considera que os principais objetivos da sua participação na iniciativa foram alcançados, ao ter colaborado na organização e promoção da iniciativa e ao ter conseguido aproximar-se do público covilhanense. “Participei por decorrer na minha cidade e porque queria dar a oportunidade ao meu público de ver o SilverCar de perto e em prova, visto que infelizmente o Campeonato de Montanha já não passa por aqui”, refere. O piloto espera que esta vitória possa de alguma forma contribuir para que a Rampa Serra da Estrela, em tempos incluída no calendário do CPM, “possa regressar em 2013”, bem como incentivar ao surgimento de mais provas automobilísticas como a que se viu no passado fim-de-semana.
Após um fim de semana preenchido com iniciativas automobilísticas extracampeonato, o piloto da Covilhã centra agora todas as suas atenções em mais uma prova a contar para o Nacional de Montanha, a terceira do calendário e a segunda em que alinha. Trata-se da Rampa Capital do Móvel, a acontecer já nos próximos dias 21 e 22 em Paços de Ferreira, onde João Fonseca quer “andar nos primeiros lugares”. Apesar de ter consciência de que “a concorrência está forte e que tem viaturas mais potentes” do que a sua, João Fonseca parte otimista para esta prova. “O nosso objetivo é dar o máximo, como sempre, e andar o mais próximo possível dos primeiros lugares”, adianta o piloto da Covilhã.
No ano passado, João Fonseca andou sempre entre os mais rápidos e até muito próximo da vitória, sendo que no primeiro dia foi quem fez os melhores tempos nos treinos. Acabou por classificar-se na terceira posição, depois de uma luta muito renhida com Pedro Salvador e Paulo Ramalho pelos lugares cimeiros, disputada ao centésimo de segundo.