Na presença de autoridades portuguesas e espanholas, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, divulgou em Salamanca, todos os pormenores do evento organizado por aquela instituição. Trata-se de um passeio “de grande importância turística e cultural”, diz o responsável.
No Museu de História do Automóvel de Salamanca, também esteve o Mercedes-Benz ML que vai integrar a caravana desde Trancoso a Salamanca, passando pelas figuras rupestres de Vila Nova de Foz Côa e de Siega Verde. Na ocasião, as várias entidades dos dois lados da fronteira teceram fortes elogios a mais esta forma do Escape Livre promover a região raiana, sobretudo do ponto de vista do interesse cultural e histórico.
Refira-se que este evento “vai proporcionar um fim de semana recheado de conhecimento, de excecionais paisagens e de aventura por terras lusas e castelhanas, num passeio que, pelas suas características, conta com o reconhecimento da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Rei Afonso Henriques”. O próprio secretário de Estado da Cultura de Portugal enviou uma mensagem lida na conferência de imprensa, onde salienta: “ao Clube Escape Livre, ao Museo de Historia de la Automoción e à Fundacion Rey Afonso Henriques, envio as minhas saudações e os votos de sucesso para esta iniciativa. A valorização e promoção da região do Douro como Património Material da Humanidade tem tudo a beneficiar de eventos como este que agora se inicia, pela qualidade das instituições que o promovem e que a ele se associam numa união frutuosa entre os valores do Passado e os do Presente. A todos os envolvidos os meus agradecimentos.”
O programa decorre entre a vila histórica de Trancoso, com uma visita ao centro histórico e ao castelo, as visitas a núcleos de gravuras rupestres do lado português e espanhol, ao Museu do Côa, à Quinta da Ervamoira e aos centros históricos de Ciudad Rodrigo e Salamanca. Numa das noites, o alojamento será mesmo num antigo castelo do século XIV, transformado em hotel.