Os responsáveis pela iniciativa conseguiram reunir um grupo de elementos da academia, mas também empresários e responsáveis por várias instituições da cidade num jantar solidário que decorreu na passada semana, na Covilhã.
Taborda Barata, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, fala numa ação que contou com a presença e contributo da sociedade civil e que visa a criação de um fundo de apoio a estudantes carenciados. A iniciativa, que partiu do Observatório Solidário da Faculdade de Ciências da Saúde, entidade que envolve vários parceiros, para além de elementos da faculdade, dos núcleos de estudantes, também da capelania, da associação académica e dos Serviços de Ação Social, conseguiu recolher um montante significativo de fundos e também a oferta de dois quartos, destinados a estudantes carenciados da faculdade que não encontrem alojamento. Este evento, segundo Taborda barata, serviu também para abrir as iniciativas do observatório à sociedade civil e entidades exteriores à faculdade.
O docente recorda que “o objetivo do observatório passa por identificar os alunos que necessitem de mais apoio e operacionalizar esse apoio de forma rápida e integrá-los. Esperamos sempre que se encontre a melhor solução para cada aluno carenciado”.
Com a iniciativa do jantar solidário “conseguiu-se juntar um conjunto significativo de instituições e pessoas e que tivessem feito contribuições fabulosas e esse foi um gesto que nos marcou imenso. Os fundos vão ser geridos de forma a apresentarem várias soluções”, atesta o responsável.