O Teatro das Beiras vai levar a sua mais recente peça "Farsas per musica" de Carlo Goldoni ao Festival Noites de Nora. A mostra da peça terá lugar já na próxima sexta-feira 12 de julho às 22 horas, no Espaço da Nora em Serpa.
“Farsas per musica” é um espetáculo sustentado no perfil de um teatro itinerante de “estrado” e ar livre. Um trabalho marcado por uma destacada intervenção musical inspirada na tradição do teatro musical burlesco. Este espetáculo foi construído “de forma a que os atores de hoje se revejam numa prática artística que é ao mesmo tempo um exercício de representação citando os seus antepassados companheiros de ofício”, dizem os organizadores.
Este espetáculo é organizado a partir das farsas “La Cantarina e Il Matrimonio Discorde”. Amores, ciúmes, seduções, dinheiro e fingimentos, são ingredientes de um teatro que está prestes a deixar cair as máscaras tipo da comédia del’arte para dar lugar a personagens com traços de caráter realista e rosto humano, anunciadores de mudanças sociais que chegariam com a Revolução Francesa. A aristocracia em decadência e a burguesia em ascensão disputando no palco os seus privilégios materiais e éticas morais num tom burlesco e poético capaz de provocar o olhar curioso e complacente do espetador do nosso tempo.
Também num palco ao ar livre, desta vez, no anfiteatro da ponte Mártir-in-Colo, na Covilhã, decorre a peça “A Herança de Jeremias”. A “Cabana do Jeremias”, um estranho e carismático edifício, é o lar de um campeão, parte estábulo, parte local de devoção, parte museu, testemunho das muitas conquistas de Jeremias Sénior (o Jockey) e Jeremias VI (o burro). No exterior da cabana, muitos sinais destas conquistas: medalhas, retratos, fitas vencedoras, taças e muito mais, para além de fardos de feno e outros objetos próprios para o bem-estar de um burro. Mas a morte trágica de Jeremias (o Jockey), devido à inédita queda de Jeremias (o burro) naquela que era suposta ser a sua última vitória na Grande Corrida de Burros antes da gloriosa e bem merecida reforma de Jeremias e Jeremias, muda tudo.
Tem assim início a peça de teatro "A Herança de Jeremias", que o Teatro Regional da Serra de Montemuro traz à Covilhã, no dia 27 de julho, às 21.30 horas, no anfiteatro Mártir-in-Colo, junto ao Parque da Goldra.