A prova mais antiga de slalom do distrito é uma organização do Clube Escape Livre, com a colaboração técnica do Slalom Clube de Portugal e a parceria da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
Esta foi já denominada a prova rainha do campeonato, título que foi sendo adquirido graças a um público interessado e participativo e aos melhores pilotos da modalidade que sempre proporcionaram ali grande espetáculo. Este ano não é exceção e os vencedores das edições anteriores, como é o caso de Carlos Rosendo e António Alexandre, assim como os que este ano discutem as posições cimeiras, como Jorge Almeida e Tiago Mateus, já têm “reserva” para o fim-de-semana.
A prova de Figueira tem este ano, e como vem sendo habitual, um espetáculo complementar. O Clube Escape Livre vai trazer um grande nome do automobilismo nacional, Pedro Matos Chaves, para conduzir o recém-lançado Renault Mégane RS, permitindo a realização de vários co-driver a alguns membros do público e convidados especiais, no sábado à noite. No domingo à tarde, a prova estará completa com uma segunda jornada a decorrer na Avenida Sá Carneiro. Na jornada dupla esperam-se, como sempre milhares de espectadores.
Em conferência de imprensa para apresentação do 14º Slalom de Castelo Rodrigo, que decorreu na Litocar – concessionário Renault na Guarda - António Edmundo, presidente da Câmara Municipal de Figueira, salientou que “na diversidade de apostas que a Câmara Municipal de Castelo Rodrigo continua a fazer para promover e divulgar o seu concelho, o Slalom de Castelo Rodrigo continua a ser uma das suas principais referências”.
Também Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, acrescentou que “o slalom de Castelo Rodrigo continua a oferecer um grande espetáculo, quer pelos pilotos que discutem a dupla jornada de slalom, quer pelas surpresas que vamos organizando para o público, nomeadamente este ano com a presença de Pedro Matos Chaves, um dos poucos pilotos portugueses que passou pela Fórmula 1, para proporcionar emoções fortes e na primeira pessoa, aos mais destemidos. Porque achamos que o público e as gentes de Figueira merecem, continuamos a fazer um esforço grande para proporcionar um espetáculo diferente e apelativo para toda a região”.
Esta 14ª edição inicia-se com a prova noturna, no Estádio Municipal de Figueira, no sábado dia 21, a partir das 20 horas, e no domingo, dia 22, a discussão dos primeiros lugares continua a partir das 14 horas na Avenida Sá Carneiro.