O interior do Palácio de Cristovão de Moura, em Figueira de Castelo Rodrigo, foi transformado por um grupo de alunos de arquitetura da Universidade da Beira Interior. O desafio de criar um espaço contemporâneo com a finalidade de uma passagem de moda foi aceite pelos responsáveis académicos.
No dia 30 de junho, Figueira de Castelo Rodrigo foi então palco de uma mostra de trabalho na área da moda, apresentada numa passarela e espaço envolvente, desenvolvidos por alunos de arquitetura da academia. Segundo Luis Moreira Pinto, diretor do mestrado integrado de arquitetura, o convite chegou à instituição através do Instituto do Território e Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. “Foi-nos proposto trabalhar todo o espaço da exposição de moda, nomeadamente a passarela e cenografia onde iria decorrer o desfile de moda com trabalhos feitos pelos alunos de mestrado em Design de Moda da UBI”.
Para este trabalho “convidámos alguns dos alunos de arquitetura, devido ao curto espaço de tempo que tínhamos e promovemos esse desafio. O grupo ultrapassou todas as espectativas e portou-se muito bem. Os alunos foram exemplares e trabalharam em todas as áreas, com a supervisão e algum apoio que ia dando, e também, a professora Ana Maria Martins”, sublinha o docente. Um trabalho que passou por desenvolver um estudo do espaço e o que poderia ser ali implementado, bem como, todos os passos necessários para sua realização. Moreira Pinto frisa ainda a importância deste tipo de iniciativas para esta área. “Mais uma prova de que o campo da arquitetura é muito lato, quer seja um espaço interior e exterior e permitiu mostrar aos alunos que não têm de fazer só casas, mas há todo um outro mundo que necessita da arquitetura ou onde esta está presente”.
A iniciativa intitulada “Walking 4 Fashion” começou com a inauguração de uma exposição intitulada “Arquitetura é Moda”. Nesta exposição foi possível apreciar todo o trabalho realizado por um grupo de 11 alunos do mestrado integrado em arquitetura no desenvolvimento do projeto cenográfico e da passarela do evento. A exposição contou igualmente com uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos de design de moda.
O desfile foi assim composto por trabalho desenvolvidos na academia, desta feita, por alunos de moda. Para além da mostra destas peças também foram apresentados trabalhos dos designers de moda nacionais Alexandra Moura e Júlio Torcato, bem como diversos jovens designers selecionados no Concurso Modtíssimo, organizado pela Associação Selectiva Moda.