No passado dia 23 de junho, no pólo do Tagus Park da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica, decorreu mais um torneio da edição portuguesa do “First Lego League (FLL)”. Uma iniciativa que este ano teve como tema “Food Factor”.
O programa da FLL envolve os jovens em desafios tecnológicos e científicos do mundo real. As equipas constroem robots baseados em componentes da marca “Lego” e desenvolvem projetos de investigação. Guiados pela sua imaginação e orientados pelos treinadores, “descobrem diversas carreiras excitantes, aprendendo a contribuir para uma sociedade melhor”, diz Joel Rodrigues, responsável pelo NetGNA, pólo de investigação da UBI.
Pela primeira vez e em parceria com a Universidade da Beira Interior – Grupo NetGNA, a Campos Melo esteve presente nesta competição onde as capacidades e valores dos alunos são postos à prova a vários níveis. Desde o espírito de equipa, conhecimento científico, capacidade de inovação, desempenho na competição robótica e apresentação de projetos, são muitos os parâmetros integrados na classificação final. A equipa foi constituída por um diversificado grupo de alunos, com idades compreendidas entres os 12 e 16 anos, participando Miguel Barbosa e Diogo Nunes, Diogo Antunes e Diogo Alves, Jorge Batista, Margarida Barbosa e João Carriço, Luís Rodrigues e David Morais.
“Foi com grande satisfação e sentimento de missão cumprida que a equipa recebeu o terceiro troféu “Melhor Desempenho Robótico”. Este prémio “veio contribuir para reforçar ainda mais a motivação para o conhecimento científico e tecnológico dos alunos”, diz o docente da UBI.
Os alunos foram orientados pelos professores José Barbosa e Ricardo Bichinho da Escola Secundária Campos Melo e pelos membros da equipa UBI-NetGNA, João Dias, João Isento, Pedro Almeida, Artur Vieira, coordenados por Joel Rodrigues.