Marlene da Conceição Vasques Loureiro é a autora do estudo no ramo de Ciências da Comunicação, intitulado “O Género e a Comunicação Social a Opinião Escrita e Radiofónica”.
Trata-se de uma tese que “consistiu basicamente em verificar se homens e mulheres comunicam de forma diferente e, caso existam essas diferenças comunicativas, as mesmas se acabam por refletir nos meios de comunicação social”.
Segundo a autora, “o corpus de estudo relativamente ao órgãos de comunicação social foram textos de opinião datados de 1979, 1989, 1999 e 2009 e ainda quatro programas de rádio que serviram para aferir se essas diferenças comunicativas ou semelhanças a nível dos textos escritos se verificavam também no registo oral, ao nível do discurso radiofónico”.
As conclusões da tese apontaram para caminhos para diferenças entre homens e mulheres. “Efetivamente existiram algumas diferenças comunicativas, mas as conclusões penso que não podem ser generalizadas a tudo, mas apenas ao corpus que analisámos. Este foi um estudo essencialmente moroso, sobretudo pela parte teórica e o estado da arte, algo que envolveu uma extensa série de referencias bibliográficas. A parte prática foi mais célere”, acrescenta Marlene Loureiro.
As provas foram avaliadas por um júri composto por Joaquim Mateus Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, José Nunes Esteves Rei, professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria Isabel do Amaral Antunes Vaz Ponce de Leão, professora catedrática da Universidade Fernando pessoa, Maria Rosa Soares Pedrosa Cabecinhas, professora associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Anabela Gradim Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.
Também foi apresentada a tese intitulada “Lexique Médical Unifié le Portugais (UMLP)”, por Isabel Maria Clara Marcelino. Este trabalho na área de letras teve como júri, Joaquim Mateus Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria Teresa Rijo da Fonseca Lino, professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, João Malaca Casteleiro, professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa, José António Martinez Souto de Oliveira, professor catedrática do Universidade da Beira Interior, António dos Santos Pereira, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, Gael Harry Dias, da Universidade de Greyc-Caen Basse Normandie e José Tente da Rocha Santos Osório, professor associado da Universidade da Beira Interior.