Castelo Branco vai ser o local de arranque da Volta/2012. A capital de distrito recebe a caravana velocipédica a 15 de agosto, para a primeira etapa de mais uma edição.
Para além do início de mais uma volta, a região volta a estar em destaque com a etapa rainha. A subida à Serra da Estrela vai decorrer a 24 de agosto, com várias localidades a serem visitadas pelo pelotão. O prólogo inicial irá então decorrer na cidade albicastrense e terá uma extensão de dois quilómetros. No segundo dia, 16 de agosto, a caravana tem a sua primeira longa etapa, com 200 quilómetros, ligando as Termas de Monfortinho a Oliveira do Hospital. Dia 17, segue-se a etapa entre Oliveira do Bairro e a Trofa, com 190 quilómetros de extensão, Vila Nova de Cerveira – Fafe é a etapa de dia 18, com 176 quilómetros e dia 19, o pelotão liga Viana do Castelo ao Alto da Senhora da Graça, numa tirada de 151 quilómetros. Para dia 20, está apontada a etapa entre Armamar e Oliveira de Azeméis, num total de 176 quilómetros, seguindo-se a ligação de Aveiro a Viseu num total de 186 quilómetros, e também o dia de descanso, a 22 de agosto.
O pelotão regressa à estrada a 23, com mais uma etapa na Beira Interior. São 185 quilómetros percorridos para ligar Gouveia ao Sabugal. Segue.se a etapa rainha com a caravana a sair da cidade da Guarda e a terminar no Alto da Torre, depois de percorrer 154 quilómetros. A penúltima etapa contempla um contrarrelógio de 33 quilómetros entre Pedrógão e Leiria e a prova termina a 26 de agosto, com a ligação de Sintra a Lisboa, num total de 150 quilómetros.
Numa prova em que o pelotão vai ser integrado por 16 formações, cinco das quais portuguesas, vão marcar presença a Andalucia-Coldeportes, Andalucia, Caja Rural, Saur-Sojasun, Unitedhealthcare, Carmim-Prio, Efapel-Glassdrive, LA-Antarte, Onda, Funvic-pindamonhangaba, Orbea Continental, Burgos BH Castilla y Leon, Itera-Katusha, Lokosphinx, Team Bonitas e MTN QHUBEKA.