Uma delegação da cidade brasileira de Campinas esteve na Cova da Beira durante dois dias. A iniciativa que partiu do Município do fundão tem como objetivo aproximar as relações empresariais, académicas e culturais entre estes dois territórios.
Nesse sentido, a Faculdade de Ciências da Saúde foi um dos locais escolhidos pelos responsáveis pelo município beirã para contar com uma visita do grupo brasileiro. Segundo os membros da autarquia fundanense estão para breves fortes investimentos naquele concelho, por parte dos brasileiros, nomeadamente a criação de uma biofábrica, na Soalheira e um outro complexo no Fundão. Uma das área fortes de aposta dos empresários brasileiros passa pela indústria e investigação farmacêutica. Precisamente por esse motivo, os membros da edilidade quiseram mostrar a capacidade instalada na Faculdade de Ciências da Saúde da academia. Segundo os responsáveis autárquicos, este tipo de ligação não pode passar sem a presença da academia.
Nos planos de investimento em novas estruturas, pensados para a região, uma das valências que os empresários pretendem explorar é precisamente a investigação e a indústria farmacêutica. A visita ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) contou com vários membros da câmara fundanense e diversos empresários e representantes do município brasileiro de Campinas. José Bittencourt, secretário municipal de economia e ação social do município brasileiro lembrou a importância do protocolo de cooperação firmado entre a autarquia fundanense e o Pólo de Alta Tecnologia de Campinas. Esta ligação pode agora ser alargada à UBI, nomeadamente a projetos de investigação que decorram na área da Faculdade de Ciências da Saúde e promover assim um papel importante para a instituição de ensino. As várias investigações e linhas de ação que marcam presença no CICS agradaram aos brasileiros que esperam agora poder contar com alguns dos recursos académicos no desenvolvimento dos projetos pensados para o município fundanense.