A política de publicitação de resultados tem estado no topo da lista de razões para este tipo de iniciativas da administração da academia. Nesse sentido, tal como no ano passado, a UBI volta a publicar um relatório de atividades e contas que apresenta os números do grupo onde se insere a academia e os seus serviços de ação social.
Um livro que acaba por sintetizar toda a atividade da instituição ao longo do ano de 2011. Desde a gestão própria da Universidade da Beira Interior, passando pelos Serviços de Ação Social e por todos os apoios prestados à comunidade. O Relatório de Atividades dos Serviços de Ação Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI) tem por objetivo efetuar uma síntese das principais atividades desenvolvidas no ano de 2011, nas áreas de gestão e governação e de apoio social, que asseguram a prestação de serviços a estudantes, funcionários e familiares diretos, que correspondem à base constitutiva da comunidade académica da Universidade da Beira Interior (UBI). João Leitão, administrador da academia, lembra que “o ano de 2010 ficou marcado pela continuidade da implementação de processos de gestão da mudança, introduzidos em sede da reestruturação organizacional que os SASUBI encetaram em outubro de 2009. Essa reestruturação teve como marco formal a publicação em Diário da República, 2.a série – n.º 171 - 2 de Setembro de 2010, do Regulamento Orgânico dos SASUBI”.
Neste tipo de publicação é transmitido a todos os parceiros institucionais os montantes que estão envolvidos na UBI, desde as verbas transferidas pelo ministério da tutela, até recursos conseguidos por vias próprias e por verbas integradas nos projetos de investigação.
Com mais este novo número é possível acompanhar a evolução da Universidade da Beira Interior e a forma como estão a ser atingidos os objetivos traçados ao longo dos últimos anos. Além disso, “é de sublinhar uma preocupação contínua no desenvolvimento de um esforço concertado de comunicação interna e externa, que permite conferir uma maior visibilidade interna e externa à sua oferta diversificada de serviços”, diz Leitão.
Para além do relatório e contas, a administração promoveu ainda mais um livro. Trata-se de uma memória dos 26 anos de história desportiva da instituição. Os principais títulos e conquistas, bem como as presenças dos atletas ubianos em provas desportivas estão agora reunidas numa publicação histórica.