O Gabinete de Comunicação e Imagem vai lançar uma newsletter “Plano 2020” com o objetivo de divulgar o Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Universidade da Beira Interior. Esta publicação terá cinco edições e sairá a cada dois meses.
O primeiro número contemplará uma explicação genérica do plano e das bases da sua formulação estratégica. Os restantes irão incidir, respetivamente, nos quatro eixos estratégicos, designados “Uma universidade que oferece serviços globais e coerentes de ciência e educação” – Eixo1; “Uma universidade que ganha prestígio internacional” – Eixo2; “Uma universidade que assume um forte protagonismo na sociedade” – Eixo 3; “Uma universidade que ganha eficiência e aposta na qualidade” – Eixo 4.
Sendo um documento feito com a participação daqueles que têm responsabilidades na condução e implementação da estratégia a adotar e de atores da sociedade, pretende-se agora que toda a comunidade académica colabore ativamente nas iniciativas nele previstas. Para isso, foi criado um plano de comunicação, com o qual se pretende promover o envolvimento e participação de todos os colaboradores e alunos, através da compreensão da estratégia da organização. Como ferramenta comunicacional será privilegiada a Internet, mas será ainda criado um folheto para fomentar a eficácia da informação e da sua receção e, consequentemente, a motivação e participação dos colaboradores.
Como sublinha João Queiroz, reitor da UBI, trata-se de “um instrumento estratégico, obviamente, mas gostaria que fosse mais do que isso. Sendo o resultado de vários momentos de reflexão e participação, de contribuições de todos os sectores da comunidade académica e dos seus stakeholders externos, tem todas as condições para ser um elemento determinante na cultura organizacional da UBI, com a permanência que os valores fundamentais necessitam, mas também com a flexibilidade que as especificidades de cada faculdade exigem.”