Dois dias após celebração do Dia Mundial do Ambiente, o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) deu início a uma campanha para a sustentabilidade. O objetivo desta iniciativa passa por consciencializar os colaboradores no sentido de incorporar princípios de sustentabilidade e redução do desperdício nas suas tarefas diárias.
Com valores a ascender a cerca de 1,85 milhões de euros por ano, o CHCB pretende, a médio prazo, diminuir em 20 por cento os gastos considerados críticos, como a água, a energia elétrica e o gás e promover o encaminhamento coerente de resíduos e o aumento da percentagem de lixo reciclável.
Decorrente de um trabalho elaborado pela Comissão Interna de Combate ao Desperdício, a intenção dos seus mentores “é promover a mudança de comportamentos e atitudes quanto à redução do desperdício na atividade profissional, contribuir para a percepção do impacto ambiental na cadeia de prestação de cuidados de saúde e contribuir para a maior transparência dos gastos públicos”, dizem os responsáveis em nota enviada à comunicação social.
Com esta iniciativa, o CHCB “espera a mudança para hábitos profissionais sustentáveis por parte dos seus colaboradores, desdobrando o conceito da sustentabilidade para as suas famílias e comunidade”. Uma atividade com a qual se pretende criar a consciência que “pequenos gestos diários de redução de desperdício são viáveis, não deixam de ser práticos e têm resultados efetivos e benefícios em várias frentes: financeiro, ambiental e social, garantindo sempre a humanização, a qualidade da técnica e a prevenção da saúde dos profissionais e dos utentes”.
Estas políticas de sustentabilidade visam áreas de aprovisionamento, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, sistemas de informação e consumos gerais de água e energia elétrica. Os aspetos mais relevantes do plano de gestão para a sustentabilidade no CHCB estão a ser gradualmente divulgados até dia 7 de Julho com o recurso a cartazes, fundos de ambiente de trabalho e screensavers com imagens alusivas à campanha, banners e hiperligações na intranet, panfletos, menú sobre sustentabilidade na página de internet institucional do CHCB e produção de conteúdos para o perfil oficial no Facebook.