Albano Martins é o convidado do Café Literário de junho, que decorre no dia 12, pelas 21.30 horas, no Café Verdinho, localizado na Praça do Município. O escritor, natural do Telhado, Beira Baixa, é licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O orador deste mês foi professor do ensino secundário, quadro da Inspeção-geral do Ensino e é atualmente professor na Universidade Fernando Pessoa do Porto. Tradutor de Alceu, Safo, Leopardi, Neruda, Guillén, Alberti, Mahmud Darwich, tendo recebido variados prémios de tradução.
A sua extensa obra poética, que começou em 1950 com "Secura Verde", está toda compilada em "As Escarpas do Dia, poesia 1950-2010" que reúne 60 anos de poesia e que foi publicada pelas Edições Afrontamento. Albano Martins recebeu em 1993 o prémio Eça de Queirós de poesia, da Câmara Municipal de Lisboa, com o seu livro "Uma Colina para os Lábios".
É doutor honoris causa pela Universidade de São Marcos, de São Paulo, e tem no Brasil duas antologias poéticas publicadas. Foi em 2012 já homenageado duas vezes, uma no Porto, outra em Lisboa, quando da apresentação do livro "100 Poemas para Albano Martins". Os seus poemas estão traduzidos em espanhol, catalão, francês, inglês, italiano, chinês (cantonense) e japonês.
Também na área da cultura, destaque para a exposição "Cores do (In)Visível", patente na Galeria de Exposições Tinturaria. A mostra exibe trabalhos em pintura da autoria de Conceição Mendes. A artista nascida em Nova Lisboa, Angola, foi professora do ensino básico, licenciou-se em pintura em Coimbra e é mestre em Comunicação Estética.
Ao longo da sua obra tem percorrido um caminho diversificado, rico em vivências e experiências plásticas, privilegiando a cor em composições extremamente ricas e equilibradas. O seu trabalho revela grande preocupação plástica, numa constante articulação com os pretextos narrativos que lhe são subjacentes e são ponto de partida para as suas criações.
Premiada em Portugal e Espanha (Prémio de Pintura "Mondego 2010" - Museu da Água, Coimbra e Prémio de Pintura "V Certamen de Pintura" 2007 - Villafranca de Los Barros, Badajoz, Espanha), a artista está representada em variadas instituições e coleções particulares.