Reunir um conjunto de escolas e promover atividades culturais entre as mesmas é o principal intuito do evento promovido pela ASTA e pelo Agrupamento de Escolas do Teixoso.
Um conjunto de peças, musicais e outros eventos, como feira do livro e exposição da história do teatro compõem o painel de eventos da segunda edição do EnsinARTE. Vários estabelecimentos de ensino do Teixoso, Verdelhos, Fundão, Vale Formoso, Covilhã e Castelo Branco fazem parte deste evento.
Os espetáculos relacionados com a segunda edição começam já no próximo dia 8, com a peça “Bíblia, palavra de vida”, um evento que tem lugar em Verdelhos e é interpretado pelo grupo “Becre Lucinda Pires”, do agrupamento de escolas do Teixoso, segue-se dia 10, “Academia das Sereias”, na Escola EB2/3 do Teixoso, onde tê, todos os outros espetáculos. Esta peça, interpretada pelo grupo da “EB1 de Vale Formoso” decorre a partir das 18 horas. No dia 11, três peças, “A casa da mosca fosca”, pelo Jardim de Infância do Teixoso, “Geração digital”, pela Oficina de Teatro da EB 2/3 e “O príncipe nabo”, pelo mesmo grupo. No dia 12, a peça “Recital musicado de poesia renascentista”, pela EPABI da Covilhã e “Preconceito vencido”, pelo Grupo de Teatro Tubos D’Ensaio, da Escola Nuno Álvares. No dia 13, “O capuchinho laranja” e “A herança da bruxa Célia”, pela EB1 de Verdelhos, seguindo-se “Os mimos”, pelo Grupo de Teatro da Escola Palmeiras e “S.e.x.o.”, pelo Histérico, da Escola Secundária do Fundão. No dia 14, é a vez do Grupo de bombos da arca de talentos da Beira Serra abrir os eventos, seguindo-se “O amigo do computador”, pela Oficina de Teatro da EB2/3 do Teixoso e “Pedro e Inês”, também pelo mesmo grupo. “A Bíblia, palavra da vida”, decorre no dia 15, pelo grupo “Becre Lucinda Pires”, do agrupamento de Escolas do Teixoso, seguindo-se “Dança Jazz”, pelo Conservatório Regional de Música da Covilhã e “Os loucos anos 20”, do Clube de Teatro da Escola Campos Melo. O festival encerra no dia 16 com “A promissão do quinto império”, pela Oficina de Teatro da Escola Frei Heitor Pinto.