A equipa foi constituída pelo docente Pedro Dinis Gaspar e por Marco Canário, detentor do record do concurso “Humberto Santos de Pontes de Esparguete”, realizado anualmente na UBI com a marca de 108 quilogramas (ponte com vão de 40 centímetros e peso máximo de 350 gramas).
De notar que esta participação requereu uma nova formulação da estrutura da ponte desenvolvida pelo Marco Canário visto que o regulamento é distinto. Neste concurso mundial, o comprimento da ponte deve ser de um metro com um peso máximo de um quilograma. Embora o peso máximo da ponte seja cerca de 3 vezes superior, o comprimento desta é 2,5 vezes maior, o que influencia significativamente a distribuição de forças e momentos. Neste sentido, o detentor do recorde da UBI, projetou uma ponte que alia as qualidades e características daquela com a qual possui o recorde com as características requeridas por uma ponte com tamanha dimensão.
Face ao valor elevado de carga máxima alcançado, o evento tem sido seguido nacionalmente e internacionalmente, entre os quais, outras instituições de ensino que desenvolvem o mesmo tipo de atividade que alia o conhecimento adquirido em diferentes unidades curriculares com as capacidades criativas dos estudantes.
A edição deste ano do RECCS contou com a presença de equipas da Hungria, Roménia, Letónia e Alemanha. O recorde atual de 578.2 quilos, atingido na edição do ano passado, é detido por uma das equipas da Universidade de Óbuda.
A competição congregou pontes que suportaram cargas de 2 quilos a 414 quilos. Este último valor foi atingido pela ponte desenvolvida pela equipa da Letónia. A ponte desenvolvida pela equipa da UBI, apesar da falta de experiência neste concurso em particular e face às contrariedades, atingiu 78 quilos. Todavia, face ao design inovador e original da estrutura da ponte, foi galardoada com o Prémio de Inovação.
Esta consagração coloca a UBI no patamar mundial das instituições de Ensino Superior que fazem uso deste tipo de concurso para evidenciar as competências ministradas aos alunos em diferentes unidades curriculares que lhes possibilitam projetar e desenvolver uma ponte de treliça executada com esparguete destinada a suportar uma carga máxima.