O fórum pedagogia do curso de Engenharia Eletromecânica contou com a presença de um número significativo de alunos e docentes. O evento que decorreu no passado dia 23 de maio serviu para debater o aspeto pedagógico desta licenciatura.
A sessão foi organizada pela direção de curso e pelo núcleo de estudantes. O encontro contou, para além dos atuais alunos, com antigos estudantes do curso, que se debruçaram sobre o perfil e conteúdos desta licenciatura. Segundo José Páscoa, diretor de curso, a “participação dos antigos alunos foi importante pois permitiu obter uma visão mais global e abrangente dos pontos fracos e fortes. Foi muito gratificante verificar que os antigos alunos reconheceram que a formação obtida no curso foi excecionalmente boa. O ambiente de entreajuda aluno-professor neste curso é reconhecido como a grande mais-valia que permite conseguir boas taxas de sucesso nas unidades curriculares, apresar do elevado nível de exigência do curso”.
José Nunes, presidente da direção do Núcleo de Estudantes de Eletromecânica, irá produzir um documento de reflexão interna com vista a ser analisado por toda a direção. O objetivo do documento de reflexão “passa por fornecer contributos para ajudar a melhorar ainda mais o tipo de formação que a licenciatura fornece aos seus alunos”.
O curso de Engenharia Eletromecânica da UBI é o mais antigo do País, sendo que irá fazer brevemente 25 anos de existência. Com taxas de empregabilidade de 100 por cento, e com um perfil de formação adequado à renovação da indústria exportadora de alta tecnologia portuguesa, os próximos 25 anos apresentam-se ainda mais promissores.
Amanhã, dia 31 de maio é a vez de Ciências Biomédicas promoverem um simpósio de emprego. O evento que irá decorrer no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde pelas 14 horas pretende servir como momento de debate das oportunidades de emprego em Ciências Biomédicas. Recorde-se que as Ciências Biomédicas ganham cada vez mais destaque no panorama nacional e internacional. “No ano passado organizamos o primeiro simpósio dedicado às saídas profissionais para a área das Ciências Biomédicas no mundo da investigação. No segundo evento, o foco é o mundo empresarial. Um mundo de oportunidades, onde os biomédicos têm boas perspetivas no que diz respeito ao mercado de trabalho”, sublinha José Eduardo Cavaco, responsável por este curso. O lançamento do UBImedical, pela UBI, na cidade da Covilhã, “é mais um pilar na transferência de conhecimentos associada à estratégia empresarial. Por outro lado, a forte componente de inovação, criatividade e empreendedorismo fazem com que num futuro muito próximo, muitos dos nossos jovens sejam os “start-ups” de pequenas e médias empresas nesta área com forte potencial”, adianta também a mesma fonte.
Organizado por alunos do primeiro ano do mestrado em Ciências Biomédicas e no âmbito da unidade curricular “Projeto em Ciências Biomédicas”, o simpósio contará com a participação de três empresas de sucesso na área, nomeadamente a STAB VIDA, a NZYTECH e a INFOGENE; com a apresentação de cinco novas empresas propostas pelos alunos e a encerrar uma sessão de “Coaching para recém licenciados” por Paulo Paixão Miguel.