“Metodologia de trabalho na pesquisa sobre qualidade no ciberjornalismo” foi o título da conferência de Gerson Martins. O investigador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresentou os resultados de um estudo que tem vindo a fazer em Barcelona.
Uma comunicação que abordou a pesquisa sobre a qualidade no ciberjornalismo, “especificamente a qualidade dos conteúdos em ciberjornalismo e na aplicação de um protocolo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade Autónoma de Barcelona”.
Esse protocolo foi desenvolvido ao longo de quatro anos pelos professores Angel Rodriguez Bravo e Norminanda Montoya com a sua equipa de pesquisadores. O protocolo “foi desenvolvimento inicialmente para a medição da qualidade, através de um conjunto de identificação de valores para conteúdos audiovisuais. No meu caso aplico esse protocolo em conteúdos de ciberjornalismo na página principal do jornal e depois numa das notícias de destaque”. Para Gerson Martins, “o ciberjornalismo desenvolveu-se de forma acentuada nos últimos anos”. Jornais cada vez mais lidos e procurados, em consonância “com o incremento de utilizadores deste novo meio”.
Gerson Martins é licenciado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco e em filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Ciências da Comunicação e doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo. Foi professor adjunto do Departamento de Comunicação/Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Atualmente é diretor de Relações Institucionais do FNPJ e professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É presidente da Comissão Assessora da área de Comunicação do INEP/MEC. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR-UFMS, certificado pelo CNPq. Membro da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).