A próxima campanha de recolha de alimentos decorrerá nos próximos dias 26 e 27 nas diferentes superfícies comerciais de Belmonte, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Sabugal, São Romão, Seia, Teixoso, Tortosendo, Trancoso e Vila Nova de Tázem.
Serão cobertas 37 lojas, com a ajuda de aproximadamente 500 voluntários, entre as pessoas que abordam a população nas portas dos hipermercados, às pessoas que pesam, registam e arrumam os alimentos no armazém, voluntários que fazem o transporte dos alimentos e que organizam a campanha nas diversas fases.
Numa fase em que os problemas sociais e económicos aumentam, o Banco Alimentar Contra a Fome – Cova da Beira – sublinha a necessidade de participação de todos nesta iniciativa de recolha de alimentos. Produtos que são distribuídos por 42 instituições de solidariedade social de toda a Beira Interior, que apoiam cerca de 4500 pessoas (930 crianças). “Para podermos continuar a ajudar estas pessoas, temos de contar com o espírito de solidariedade e de responsabilidade social de todos. Com a certeza de que os alimentos recolhidos na campanha fazem a diferença para um elevado número de famílias, apelamos a um esforço para reforçar a quantidade de alimentos doados”, apontam os responsáveis por esta estrutura. Nesse sentido, os membros do BACF solicitam a doação de alimentos não perecíveis como leite, óleo, azeite, atum, salchichas, fruta em conserva, feijão, grão, açúcar e farinha.
A doação de alimentos pode ser feita em três diferentes modalidades, através do contributo direto aos voluntários, nas lojas, nos dias 26 e 27 de maio, participando na Campanha Vale, em que compra um vale de um determinado alimento que será
reconvertido nesse alimento, a decorrer até 3 de junho, ou ainda, doando na campanha on-line, acedendo ao endereço oficial da campanha, onde os alimentos
doados por pessoas desta região serão distribuídos na região.