A Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho vai ter mais um capítulo. No próximo dia 27 de maio, pelas 10 horas, começam as atividades na Igreja da Misericórdia.
Um dos pontos altos deste evento é o cortejo até ao salão nobre da Câmara da Covilhã. A este momento segue-se, pelas 11 horas, a entronização dos novos confrades. Esta é mais uma confraria gastronómica que se pauta essencialmente por “promover produtos de excelência e da nossa terra”, explica José Eduardo Cavaco, presidente da direção. Na cidade da Covilhã, “a nossa confraria assume particular importância como verdadeira embaixatriz da tradição gastronómica”. Este responsável pela organização lembra que os primeiros meses de vida, “têm sido de intensa atividade”, com a realização de duas assembleias gerais, um almoço conferência, o lançamento do plano de actividades, onde se destaca o II e III capítulos, bem como o lançamento de um livro de receitas, a certificação do pastel de molho conjuntamente um ateliê de confecção de pastel de molho.
Recorde-se que esta confraria tem por objecto a promoção e defesa do pastel da Covilhã, “no que concerne à sua qualidade e respeito pelo receituário tradicional, assim como a gastronomia regional e nacional onde se encontra inserido”.
Entre estes objetivos há também a realização de encontros e convívios gastronómicos, de festivais, colóquios e feiras promovendo tanto o pastel da Covilhã, como a gastronomia regional e nacional e proporcionando aos seus associados um maior enriquecimento cultural e gastronómico bem assim como uma satisfação plena na fruição destas iguarias.