Na passada semana o pólo Ernesto Cruz da UBI recebeu alguns convidados importantes na área do Marketing. Como já é habitual, o núcleo deste curso organizou mais uma edição do “Marketing Attack”, semana de conferências com alguns dos profissionais e entendidos da área.
A quarta-feira, dia 9 de maio contou com Ricardo Tomé, coordenador de conteúdos Web, Tv e mobile da RTP que veio apresentar o tema das “Redes Sociais”. A TV 2.0, a noção de audiência e as consequências das redes sociais foram alguns dos temas tratados pelo convidado, que veio falar do marketing praticado pela televisão pública portuguesa. Um dos grandes exemplos de “campanhas virais” na internet por parte da RTP, aconteceu na altura do programa “Último a Sair”, com a recolha de “memórias” de histórias do reality-show “Big Brother” ou lembranças da famosa dança de Rui Unas, noutros programas.
O “concerto”, como Paulo Duarte, professor da Ubi, chamou a esta conferência prosseguiu com a visita de Flávio Gart, director criativo da Bazooka, empresa que promove o marketing de guerrilha. Esta maneira não convencional de comunicar, com investimentos reduzidos, com conteúdo media divertido e com alto impacto foi apresentado pelo criativo, que de uma maneira animada interagiu com o público. No fim, deixou a mensagem aos estudantes de que na “própria altura da faculdade, já é tempo de criarmos uma identificação que nos ajude na procura de emprego”.
A “música” continuou com o último convidado, José Redondo, dono da empresa “Licor Beirão” que veio apresentar a história da publicidade da marca. Há 70 anos a fazer publicidade, a empresa da Lousã contou com a criatividade de José Carranco Redondo, fundador, para fazer algumas das campanhas mais emblemáticas da “própria história da publicidade em Portugal”. José Redondo, para além de mostrar algumas das campanhas da marca que “fazem parte da história da publicidade em Portugal”, deixou conselhos de determinação, persistência e criatividade, acrescentando que “para ser líder, é preciso constantemente alimentar a marca”.
Carlos Sousa, presidente do núcleo de Marketing desde o início do ano, diz ter conseguido “formar uma boa equipa” e por isso é que o “Marketing Attack teve uma campanha tão boa”. “Estava, sinceramente à espera de mais gente”, revela o estudante que conseguiu trazer uma turma do politécnico de Bragança e uma turma da escola secundária de Mação para assistirem a algumas conferências. O principal objectivo do “Marketing Attack” é ”focar no marketing, mas também tocar nas áreas de gestão e economia”, acrescenta o presidente do núcleo.