Em Moreira de Cónegos estava instalado o cenário para a festa, os locais pareciam já adivinhar um resultado positivo para a equipa da casa, que passava por uma vitória ou apenas o empate, como veio a acontecer, com o Covilhã e a subida à I Liga estava garantida.
Os homens do Sporting da Covilhã, a necessitar forçosamente de vencer a partida até entraram em campo com toda a motivação e com o objetivo de conseguir três preciosos pontos. Durante toda a primeira parte do encontro viveram-se momentos de grande futebol. Com uma partida bem disputada, desde cedo as duas formações procuraram a vantagem. Neste conjunto de jogadas, destaque para o forte remate de Fofana, que o guarda redes do Moreira não segurou à primeira e Zézinho aproveitou para meter a bola nas redes adversárias. Os juízes da partida invalidaram aquele que seria o primeiro golo da formação leonina.
Ainda assim, os “leões da serra” não baixaram os braços e continuaram a procurar o golo. O Moreira de Cónegos parecia também lutar pelo mesmo objetivo e esteve bem perto da vantagem ao minuto 23.
Nuno Santos assina uma das defesas mais importantes da partida. O guarda redes leonino travou bem uma investida dos homens da casa e colocou a bola em Fofana, que consegue percorrer grande parte do relvado de forma isolada, vencendo mesmo o guardião do Moreirense e marcou o primeiro e único golo do Covilhã. Contudo, a festa foi de pouca dura, mais precisamente dois minutos. A vantagem foi anulada através de uma jogada bastante complicada na área dos serranos. Na marcação de um canto a bola é desviada por Nuno Santos, mas bate em Ricardo Rocha e acaba por entrar na baliza leonina. Estava feito o empate e também o último golo do jogo.
Na segunda metade do desafio, o ritmo abrandou de forma significativa assinalando-se apenas duas a três jogadas de perigo por parte do Covilhã que tiveram na equipa adversária uma gestão de tempo para um resultado que lhe era favorável.
O Covilhã termina assim o campeonato na penúltima posição da tabela classificativa, com 32 pontos. Jorge Mendes, presidente do Covilhã, adiantou já à Rádio Cova da Beira, que a formação leonina vai manter-se nesta liga devido ao alargamento da mesma às equipas secundárias do Benfica, Sporting e Porto.