A biblioteca municipal da Covilhã acolheu na passada quinta-feira dia 26 de Abril os investigadores da União Budista Portuguesa, Micael Areia Inês e Fernando Emídio para falar sobre a importância da meditação.
Na apresentação, os oradores fizeram uma abordagem reflexiva acerca dos benefícios da "meditação na saúde para miúdos e graúdos", salientando a prática do mindfulness como alternativa na redução do risco e prevenção de doenças, estabilidade física, mental e emocional, bem como purificação, regeneração e depuração do organismo humano.
O mindfulness, “designa uma atitude mental que se caracteriza por uma atenção ampla e tolerante dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente - ou seja todo tipo de pensamento, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são”.
Micael Inês começou por abordar a importância da meditação para os graúdos, dizendo que um modo de vida sedentário, com vícios como o álcool ou o tabagismo prejudicam em muito a vida social, profissional e a saúde pessoal. Realçando que a meditação pode ser um método de relaxamento e de maior facilidade em lidar com doenças e a vida quotidiana.
Fernando Emídio vocacionou mais a sua apresentação para a importância da meditação com as crianças, apontando como principal beneficio o trabalhar da mente das crianças desde tenra idade. O orador explicou que uma criança que tenha hábitos de meditação e consiga controlar mais facilmente a sua mente e controlar a sua concentração, consegue no futuro obter melhores resultados a nível escolar e posteriormente a nível profissional.
A troca de palavras terminou com uma pequena sessão de relaxamento orientada pelo próprio Fernando Emídio. Apesar da sala da Biblioteca municipal ter estado pouco preenchida as pessoas mostraram-se satisfeitas, “ saio daqui com um maior interesse sobre a meditação, não considerando o tempo perdido, pois percebi que isto pode melhorar o meu dia-a-dia” disse Sérgio Ribeiro no final da sessão.