Sidney, na Austrália, é o destino que se segue para o projeto wi-GO. A equipa constituída por Luís de Matos, Pedro Querido, Michael Adaixo, Ana Figueira e apoiada pelo Professor Simão Melo e Sousa, venceu a final nacional do Imagine Cup 2012 da Microsoft, na categoria rainha, “Software Design”, e prepara-se agora para representar Portugal e a UBI na final mundial da competição, que este ano tem lugar em Sidney, na Austrália, em julho.
O projeto wi-GO, que nasceu na Universidade da Beira Interior pela mão de Luís de Matos e um conjunto de estudantes de Engenharia Informática, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com dificuldades motoras. Para alcançar esta meta os estudantes criaram um dispositivo autónomo, com base na tecnologia Kinect, capaz de seguir uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, para onde quer que esta se desloque.
Após a entrega dos prémios Luís de Matos não conseguia esconder a satisfação e confessou estar “muito entusiasmado com a vitória e com a ida a Sidney”. O estudante da UBI falou de um sonho e da importância de conquistar esta competição. “Significa o reconhecimento do nosso valor, mas sobretudo é ganhar em casa (…) todos nós tínhamos como sonho ver o nosso trabalho reconhecido pela Microsoft, afinal de contas é a produtora da tecnologia que utilizamos”.
Apesar do entusiasmo, a equipa não esconde a responsabilidade que é representar Portugal e a Universidade da Beira Interior na competição. “Sentimo-nos com se deve sentir a seleção nacional quando representa o nosso pais fora (...) afinal de contas vamos representar o nosso pais numa das maiores competições tecnológicas”, refere Luís de Matos.
Já quanto à possibilidade de ganhar em Sidney, o jovem empreendedor prefere “manter os pés bem assentes e acima de tudo ter consciência que vai ser muito duro, porque é uma competição mundial, onde existem países que investem muito dinheiro”. Consciente das dificuldades o jovem mostra-se ainda assim confiante e acredita que é possível ganhar. “Também temos as nossas armas. Vamos trabalhar arduamente para conseguir trazer a vitória para a UBI e Portugal”.
Para além de representar Portugal na final internacional do Imagine Cup 2012, que este ano se realiza em Sidney, na Austrália, o primeiro lugar conquistado na etapa nacional garantiu à equipa um prémio no valor de 3000 euros, atribuído pela Fundação EDP para o desenvolvimento do projeto e ainda diversos produtos Microsoft.
O prémio monetário que vai ajudar também no futuro do wi-GO, que já se encontra projetado, como explica Luís de Matos. “Até final do ano queremos ter o produto final pronto a ser comercializado e com um projeto piloto a andar. É esse o nosso objectivo e é para isso que vamos trabalhar”. Nos planos da equipa estão ainda novas ideias para o wi-GO que passam pelo mapeamento de edifícios, reconhecimento facial e vocal e ainda a sua adaptação a várias indústrias.
O projeto wi-GO junta assim mais um prémio à já vasta lista de distinções que começou a ser desenhada em 2011 no WinUBI e desde essa data não tem parado de crescer.