Na Covilhã, os 38 anos da Revolução dos Cravos começaram a ser celebrados ontem. O teatro municipal acolheu um concerto pela Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI). Também na maior vila do concelho serrano decorreram iniciativas que visam lembrar “Abril”. Neste sentido, o auditório do Unidos FC do Tortosendo foi palco do espetáculo musical intitulado “Tributo a Zeca Afonso”.
Durante o dia de hoje, o Auditório Municipal da Covilhã acolhe, pelas 10.45 horas, a cerimónia oficial de içar da bandeira e hino nacional pela Filarmónica Recreativa Carvalhense. A este ato segue-se a sessão solene da assembleia municipal com todas as forças partidárias a dar corpo ao conjunto de intervenções solenes.
Durante a tarde, pelas 15 horas, a sede do Grupo Desportivo da Mata recebe uma matinée dançante especial e uma hora mais tarde, pelas 16, é a vez da Praça do Município ser palco do desfile dos Bombeiros Voluntários do Distrito de Castelo Branco, com as Fanfarras da Covilhã, Belmonte, Fundão e Oleiros. Para as 16.30 horas está marcada a inauguração das obras de requalificação do parque florestal e uma hora mais tarde, às 17.30, a inauguração do denominado Jardim Botânico de Montanha, localizado no Parque Alexandre Aibéo. Na Covilhã, as cerimónias oficiais terminam no sábado, 28, com a gala de fados dos “Leões da Floresta”, que terá lugar pelas 21.30 horas no teatro municipal.
Já no Fundão, a sessão solene do 25 de Abril tem o seu ponto alto nas cerimónias oficiais que decorrem durante o dia de hoje. O salão nobre da câmara municipal recebe, pelas 10.30 horas o hastear da bandeira e a sessão solene com os deputados das diferentes forças partidárias a tomarem a palavra. Segue-se durante o período da tarde, um conjunto de discursos de alunos do concelho integrados do projeto “Educar para a Liberdade”.
Já no concelho da Guarda, a praça do município é o local escolhido para a sessão solene, que terá início às 9 horas com o hastear da bandeira, na presença dos bombeiros voluntários da cidade e da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra. As comemorações decorrem até 27 de Abril, dia em que o Centro Escolar da Sequeira recebe, pelas 10 horas, a sessão comemorativa do Dia da Liberdade. Uma atividade promovida pela autarquia junto da comunidade escolar com o intuito de “sensibilizar as crianças para os ideais de Abril, transmitindo às novas gerações o significado de valores como a liberdade, a justiça, a fraternidade e a paz”, dizem os responsáveis pelo evento. Trata-se de uma iniciativa que contará com a apresentação de canções, dramatizações e apresentações multimédia evocando o 25 de Abril, a cargo dos alunos do Centro Escolar da Sequeira e da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo.