Micael Areia Inês e Fernando Emídio são o oradores da União Budista Portuguesa que apresentam, dia 26 de abril, a conferência “meditação e saúde”. Um evento que decorre no âmbito da tertúlia mensal, “Troca de Palavras”, na Biblioteca da Covilhã, pelas 21.30 horas.
Nesta tertúlia, “explica a nota avançada pela organização, “os oradores farão uma abordagem reflexiva acerca dos benefícios da meditação na saúde para miúdos e graúdos, salientando a prática do mindfulness como alternativa na redução do risco e prevenção de doenças, estabilidade física, mental e emocional, bem como purificação, regeneração e depuração do organismo humano”.
No entender dos membros desta organização, as pesquisas na área têm apontado para “uma ligação entre meditação, psicoterapia e mindfulness, ideia central no pensamento budista, como um exercício da mente para potenciar energias positivas, quer em termos de pensamento, quer de comportamento”.
Fernando José Rodrigues de Oliveira Emídio nasceu em Mirandela em Dezembro de 1974. Professor de profissão, é praticante de meditação há cerca de cinco anos e co-fundador e dinamizador do Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria, desde junho de 2009.
Há dois anos iniciou um estudo sobre a meditação em crianças e “apercebendo-se dos benefícios desta prática para todas as idades, está a desenvolver um projeto de inclusão de práticas contemplativas em contexto educativo e familiar”, atestam os organizadores.
Micael Areia Inês nasceu em França em julho de 1981. É licenciado em Enfermagem desde 2004, sendo evidente a sua larga experiência nas unidades de cuidados Pós-Cirúrgicos, anestésicos e intensivos cardíacos.
É praticante de meditação desde 2008 e co-fundador e dinamizador do Núcleo de Estudo do Dharma de Leiria, desde Junho de 2009. Atualmente, planeia introduzir a prática da meditação mindfulness no contexto hospitalar, para profissionais de saúde e utentes.