O título das jornadas “Ágora: Encontro de Media, Proximidade e Participação” resume o espírito da organização. Integrada no projeto “Agenda dos Cidadãos”, que decorre no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (Labcom), nos próximos dias 19 e 20 de Abril, é promovida uma reunião de trabalho com várias individualidades ligadas à academia e ao jornalismo.
Para João Correia, docente no Departamento de Comunicação e Artes e responsável pelo projeto de investigação que organiza este evento, “o encontro de media, proximidade e participação representa um momento de balanço do trabalho realizado até aqui. Trabalho que tem sido um estudo de caso de grande dimensão sobre jornais com especial incidência na região centro. E é também um pretexto para trabalharmos em torno do conceito de proximidade dos media regionais com as populações e para discutirmos um pouco o futuro da imprensa regional e que caminhos é que ela pode traçar para conseguir um aprofundamento desse relacionamento, para conseguir a resolução de alguns dos seus problemas estruturais e para introduzir os desafios colocados pelo aparecimento das novas tecnologias”.
Para dar resposta a tamanhos desafios, os mentores deste congresso que tem lugar no Anfiteatro da Parada, convidaram académicos portugueses e internacionais, jornalistas, responsáveis por publicações regionais, leitores e figuras públicas das diversas regiões onde decorre todo o projeto. Tudo com o intuito final de promover o mais amplo debate e retirar linhas de orientação de várias áreas. Correia recorda que “a UBI tem uma forte ligação, nomeadamente com os órgãos de comunicação social de incidência regional e com isto pretende colocar frente a frente, quer jornalistas, quer académicos. No fundo, vamos trazer vários atores sociais para o mesmo palco”. Ao longo de dois dias haverá tempo para debater também a imprensa regional portuguesa e espanhola. Há a destacar a presença de académicos que foram jornalistas, em órgãos de comunicação social regional, académicos que ainda são jornalistas e que estão a lançar experiências novas de jornalismo online local e hiperlocal e “todos eles podem dar perspetivas muito diferentes sobre o futuro da imprensa regional”. Neste domínio, acrescenta o responsável pelo projeto, “esperemos retirar bastante da presença de um investigador espanhol que trabalha a forma como as redes sociais podem contribuir para a promoção de uma empresa de comunicação social regional, não apenas numa perspetiva de jornalismo, mas também de relações públicas. Como promover um jornal através das redes sociais será o grande mote da sua intervenção. Outras questões de natureza muito prática são as complementaridades que se podem criar, que experiências existem neste momento e o balanço sobre algumas experiências portuguesas e espanholas neste domínio”.
Outro dos participantes que merece o destaque por parte de João Correia é Zvi Reich, “académico convidado da prestigiada Universidade Ben-Gurion, que é, neste momento, uma das maiores autoridades mundiais nas novas tecnologias e jornalismo”. A componente tecnológica e de proximidade da imprensa marca sobremaneira este evento. Os organizadores lembram que “atualmente, quase todos os jornais têm páginas online, mas estas nem sempre tão bem como o esperado. Ainda assim, há um conjunto de bons casos de complementaridade entre o online e o escrito que vão permitir inclusivamente uma produção de maior sucesso por parte de empresas regionais”.
Debates e reuniões de trabalho que João Correia espera poderem dar espaço ao aparecimento de novos projetos de investigação, bem como, à constituição de um grupo de estudo sobre a imprensa regional.