O fim-de-semana de encontros começou no sábado, 14 de abril, com a partida entre o AB Albicastrense e a formação de sub-14 masculinos do Unidos do Tortosendo. Uma partida a contar para o torneio José Gil Barreiros na qual a formação da casa conseguiu uma vitória por 59 pontos, contra os 53 da equipa visitante.
“O Unidos foi claramente superior em todos os aspetos, mostrando que a equipa com o passar do tempo vai evoluindo nas técnicas básicas do basquetebol”, começam por avançarf os responsáveis. Já o A.B.A. após estar em desvantagem de oito pontos na primeira parte colocou uma defesa à zona, o que acabou por condicionar sobremaneira a partida. Para a história da partida fica uma desvantagem final de seis pontos para o Unidos do Tortosendo, “fruto da dificuldade em ultrapassar essa mesma defesa zona, mas demonstrando que ao nível técnico e tático os atletas do Tortosendo estão claramente muito acima”.
Já na partida realizada na categoria de sub-18 masculinos, para a Taça Nacional, a equipa tortosendense assinou uma importante vitória frente ao CAD Coimbra. O Unidos conseguiu um total de 66, e o Coimbra 57. Foi um jogo pautado pelo equilíbrio até ao quarto período, tempo esse “em que a equipa de Tortosendo puxou dos galões demonstrando toda a sua superioridade, resolvendo um o jogo com obrigação de vencer no mínimo por uma diferença de sete pontos”, diz a equipa técnica. O Unidos continua assim com possibilidade de passar à segunda fase da Taça Nacional.
Por fim o jugo da categoria Sub-19 Femininos, também para a Taça Nacional, que o Unidos venceu com 45 pontos, enquanto o CTM Vila Pouca de Aguiar conseguiu 44. Uma vitória muito assinalada, uma vez que se tratava de uma experiente equipa, a que a formação de Vila Pouca de Aguiar apresentou no concelho covilhanense.
O jogo teve duas fases, a primeira controlada pela equipa de Vila Pouca conseguindo uma vantagem de oito pontos. Mas as atletas do Unidos, através de uma defesa bem conseguida, foram mantendo a diferença no marcador muito pouco significativa, falhando no que toca a parte ofensiva principalmente no lançamento exterior.
Na segunda parte e principalmente no terceiro período a equipa do Unidos superiorizou-se à equipa adversária através de mudanças defensivas com grande eficácia, o que permitiu a concretização de rapidíssimos contra-ataques, passando a vencer por uma diferença de 12 pontos.
No quarto período o Vila Pouca através da sua experiência foi-se aproximando no marcador, e fruto de desconcentração e imaturidade da equipa de Tortosendo conseguiu-se aproximar no marcador. Mas a formação da casa acabou por vencer.