Trainees é um programa de recrutamento de jovens com mestrado e é descrito pela Portugal Telecom como “uma hipótese para os jovens entrarem na empresa”. Por ano são recrutados cerca de cem jovens no âmbito do programa, formados em diversas áreas e em diversas universidades. O projecto foi assim apresentado dia 22 de março no anfiteatro das sessões solenes da Universidade da Beira Interior (UBI).
“Quem entra para este programa, tem uma grande formação durante os dois primeiros anos e entra para um projecto de estágio concreto, onde irá ocupar uma posição necessária para as direcções”, segundo indica a responsável do projecto Sandra Rebelo. O trainee vai cobrir um lugar importante na empresa, trabalhará a tempo inteiro e estará enquadrado numa equipa. Por parte da PT “é esperado que seja um indivíduo inovador, que assuma riscos, tomadas de decisões, e traga uma forma de pensar e sangue novo à organização.”
Cinquenta por cento dos jovens recrutados são da área das engenharias, e os restantes são de diversas áreas como psicologia, relações internacionais, comunicação social, marketing, ou gestão entre outras. Nuno Garcia, estudante de engenharia informática na UBI, considera que “o programa trainees é uma rampa de lançamento importante para os jovens e posso vir a considerar uma possível candidatura.”
Joana Baptista, formada em marketing na UBI, concorreu ao programa trainees, e hoje faz parte da direcção de marketing empresarial da instituição. Afirma que “esta é uma óptima hipótese de início de carreira e aconselho todos os jovens interessados a tentarem a sua sorte neste projecto.”
A PT “pretende investir nos melhores estudantes a nível nacional”, e por isso “só analisa candidaturas com médias iguais ou superiores a 14 valores”. Assegura que “os estudantes da UBI são uma óptima opção, tendo em conta o corpo docente, a instituição, os cursos e as experiências com ex-alunos.”
Um dos maiores investimentos da empresa será o Data center na Covilhã, que prevê um forte investimento energético e uma redução de dióxido de carbono. A PT afirma-se como uma empresa com altos níveis de sustentabilidade e com preocupações ambientais. A construção do sexto maior centro de processamentos de dados do mundo já começou, e estão a ser executados os blocos energéticos. A construção decorre fora da Covilhã e posteriormente essas partes serão trazidas para a cidade, quando os edifícios estiverem aptos. No terreno onde se localizava o antigo aeródromo, as obras começarão em abril, e a data prevista para a sua conclusão aponta para o quarto trimestre do ano.