Procurar os novos recursos humanos em áreas vitais para a Portugal Telecom é uma das razões principais do PT Trainees. Durante dois dias, o programa de recrutamento da telefónica portuguesa passa pela Covilhã onde os responsáveis esperam uma forte adesão por parte dos alunos, a esta atividade.
Francisco Nunes, administrador da PT, vai estar amanhã, 22 de março, do Edifício das Engenharias para dar a conhecer todas as propostas de uma das maiores empresas portuguesas. Segundo os responsáveis do programa este visa atrair, captar e reter jovens com elevado potencial para as empresas do grupo. Nesse sentido, a proposta vai exatamente para estudantes essencialmente das áreas da Engenharia Eletromecânica, Informática, Eletrotécnica e de Computadores, entre outras similares. Para além destas áreas existe também uma forte componente da Gestão e Economia, Marketing, Ciências Sociais e Humanas e Matemática.
O Edifício das Engenharias será o ponto central deste evento que arranca já hoje, 21 de Março, com um ponto de informação aos estudantes sobre as condições de participação neste evento. O PT Trainees aceita todos os recém-licenciados cuja média final de curso seja igual ou superior a 14 valores. Num determinado período o desafio passa por desenvolver projetos concretos dentro da empresa e contactar de perto com todo o funcionamento e orgânica dos sectores onde esse trabalho é desenvolvido. Segundo os dinamizadores da ideia que tem vindo a ser exposta nas principais academias lusas, os participantes acabam por ser integrados no quadro de recursos humanos da telefónica, ou das empresas do grupo.
Para a PT, este desafio é encarado como “um forte investimento demonstrado, não só pela verba envolvida na gestão, organização e operacionalização do programa, mas também pelo elevado envolvimento e sponsorship por parte da gestão de topo, que participa, desde logo, no processo de seleção dos jovens recém-licenciados que integram o programa, bem como no seu acompanhamento e desenvolvimento ao longo do percurso na empresa”. Segundo Rogério Palmeiro, do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais da UBI, este tipo de desafio “constitui uma excelente oportunidade de contacto com empresas desta envergadura, para além de um conhecimento e experiência sobre um sector de mercado em forte expansão”.
Todos os interessados podem abraçar o desafio lançado pela telefónica. Todavia, Francisco Nunes apresentará alguns perfis e áreas profissionais prioritários para a empresa que quer assim apostar em capital humano com novas competências e novas formas de pensar o negócio, ao mesmo tempo que rejuvenesce os seus quadros superiores.