A Forum Estudante organiza pelo terceiro ano a Conferencia Nacional sobre o 1º Emprego, patrocinada pela Super Bock, BP e ACP (Automóvel Clube de Portugal). Esta iniciativa pretende auxiliar os estudantes e recém licenciados na procura do primeiro emprego, e esteve aberta ao público na passada quinta feira, no anfiteatro da portaria principal da Universidade da Beira Interior.
O dia começou com a recepção dos participantes, aos quais foram oferecidas algumas lembranças, bem como um guia do 1º Emprego. Por volta das 9h45 deu-se início à conferência, apresentada pelo responsável do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais da UBI, Rogério Palmeiro, que aproveitou para agradecer a boa presença de público.
Com conferencistas especializados na área do emprego, como Jorge Vicente, pertencente ao grupo Forum Estudante, e Marco Gomes, credenciado na área de recrutamento na empresa Ray Human Capital, a parte da manhã foi composta essencialmente pelo discurso deste último. Classificando-se a si próprio como um “casamenteiro entre empresas e trabalhadores”, Marco Gomes falou à audiência sobre «o flagelo do desemprego actual», principalmente entre os jovens licenciados, razão pela qual dissertou sobre algumas das principais regras de abordagem ao mercado de trabalho, bem como das técnicas que são utilizadas para recrutamento e selecção. Outro tema, a finalizar a parte da manhã, foi sobre como actuar numa entrevista de emprego.
A parte da tarde deu lugar a outros oradores, com o testemunho de um Empresário, a ANJE (Associação Nacional Jovens Empresários), um documentário da CVfilm “Nossa! Assim você me contrata!”, e ainda uma apresentação de Tiago Forjaz, presidente da MighTworld, sobre «como descobrir o nosso potencial».
Através desta conferência, os jovens presentes puderam constatar que ferramentas como um currículo direccionada à área a que se candidata, uma entrevista de olhos nos olhos e de bom desempenho, podem ser fundamentais na conquista de um emprego, numa altura em que a oferta da mão-de-obra é superior à procura. As Job Party pretendem assim ajudar os estudantes universitários na cada vez mais difícil tarefa de encontrar o 1º emprego, disponibilizando, para além destas conferências e dos suportes em papel, um site sobre a mesma matéria. A avaliar pela elevada adesão do público, a segunda presença desta conferência na Universidade da Beira Interior foi um verdadeiro sucesso.