O Instituto de Filosofia Prática apresenta um colóquio internacional sobre o Tratado Teológico-Político de Espinosa. Este evento decorre no auditório do Museu dos Lanifícios e junta diversos investigadores que apresentam estudos sobre este pensador.
A jornada académica tem início no dia 8 de Março com a apresentação do colóquio a ficar a cargo de Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras, José Manuel Santos, coordenador do Instituto de Filosofia Prática, António Bento e José Rosa, organizadores do evento.
A esta sessão que tem início marcado para as 9 horas, seguem-se as palestras “Spinoza’s political theology in context: Dutch Democratic Republicanism and Radical Enlightenment”, “O problema da liberdade enquanto ponte entre o Tratado Teológico-Político e o Tratado Político”, “Que a catholica religio [não] precisa de pontífice”. A inversão do agostinismo político no TTP”, “Zero degree” of interpretation: the literal meaning of Scripture in Spinoza's TTP in light of the Jewish exegetical tradition”, “Theology of history and Theocracy in Spinoza’s Theological Political Treatise”, “La figure du Christ et la vérité de la religion” e “Um olhar inquieto sobre o TTP – as cartas de Oldenburg a Espinosa”. Os trabalhos seguem no dia 9, com as palestras: “Tolerancia, libertad de pensamiento y supremas potestades en el Tratado Teológico-Político”, “De antídotos y venenos: Spinoza según Pierre Bayle”, “Espinosa e o Estado dos Hebreus”, “A arte da vigilância em Spinoza”, “Conservação e mudança no Tratado Teológico-Político”, “Espinosa, Wittgenstein e a certeza. Notas sobre o cap. I do TTP” e “Imaginação” e refundação marxista. A interpretação de Negri e Althusser do Tratado Teológico-Político”.
Francisco Paiva, docente do Departamento de Comunicação e Artes apresenta, também no Museu de Lanifícios, a sua mais recente publicação. “Auditórios: tipo e morfologia” é o resultado de um exercício que examina um conjunto de edifícios destinados a espetáculos. Esta apresentação decorre hoje, dia 7, pelas 16 horas no auditório da Real Fábrica Veiga e contará com António Amaral como orador convidado.
Este espaço museológico acolhe também uma mostra de pinturas sobre os “Espaços de Cister”. Um evento promovido no âmbito do I Simpósio Internacional Espaços de Cister: Arquitetura e Memória. Um evento organizado pelo Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI. Os trabalhos estarão expostos entre 8 de Março e 15 de Abril, na galeria de exposições da Real Fábrica de Panos e resultam da coleção de um conjunto de pinturas do Irmão Luis Oseira, monge do Mosteiro de Santa Maria de Oseira, na Galiza.